Decoração de Casas

3 truques simples para manter a casa em ordem

Manter uma casa bem organizada pode fazer toda a diferença entre uma decoração bonita e confortável e uma decoração cheia e muito pouco convidativa, tanto para si como para os seus convidados. Com o passar dos anos e o acumular de acessórios decorativos e mobiliário funcional, manter cada coisa no sítio é a chave para evitar que a desordem impere e para ajudar a manter um ambiente relaxante.

Para além de bem arrumada a casa precisa também transmitir uma sensação de ordem e limpeza. Neste artigo vamos mostrar-lhe alguns truques simples e eficazes para que fique perfeita e um local onde impere a boa organização.

1 – Fios e cabos organizados


Uma das principais dificuldades que pode sentir na hora de organizar a casa ou na tentativa de mantê-la sempre bem arrumada é o amontoado de fios e cabos, que  acabam por se juntar perto dos diversos equipamentos eletrónicos. Para além de se tornarem bastante inestéticos, também podem levar à ocorrência de acidentes e quedas. Por estas razões, o mais prático é mantê-los bem organizados e de preferência escondidos. Pode optar por colocá-los por dentro da parede, num rodapé especial ou então utilizar sistemas como um organizador de cabos flexível. Este organizador tem o formato de uma mangueira, mas é cortada em espiral e maleável para que os fios se encaixem dentro dela. Aconselhamos que adquira um organizador de fios de cor parecida com a superfície onde estes irão ficar, de forma a que fiquem camuflados.

Na imagem seguinte mostramos-lhe uma boa solução para o quarto dos mais pequenos.

 

 

Pode ainda optar por disfarçar os fios inserindo-os no próprio esquema de decoração. Confira na próxima imagem como pode ser uma ideia muito prática e original de ocultar os fios eléctricos em qualquer divisão da casa, para além de ser muito simples de executar.

 

 

2- Organize a sua roupa por cores e tamanho

Já nos acostumámos a organizar as nossas roupas por estação, mas chegou a hora de também as organizar por cores e tamanhos, com o objetivo de criar maior sentido de unidade e harmonia.

Os vestidos devem ser pendurados nos locais mais altos do armário, em cabides arredondados nos ombros. Em espaços pequenos, pendure-os pela cintura, dobrando-os ao meio. Os vestidos menos usados e de materiais mais luxuosos devem ser arrumados em locais protegidos e, de preferência sempre dentro de uma capa de proteção.

Camisas de algodão ou malhas que amachuquem pouco podem ser dobradas e colocadas umas sobre as outras num lugar visível. Caso o espaço de arrumação seja pequeno, dobre-as e enrole-as, empilhando-as por ordem de cores. Camisas de tecidos mais delicados, acetinados ou que amachuquem com facilidade devem permanecer penduradas e abotoadas em cabides arredondados e com enchimentos nos ombros.

No caso das saias, estas devem ser agrupadas por cor e tamanho em cabides com ganchos e as calças em tecidos devem ser penduradas pelo vinco.

 

 

3 – Arrumação para pequenos objetos à entrada da casa

Aproveite um cesto ou tabuleiro que possa estar guardado e coloque-o na entrada para organizar o seu correio, os documentos escolares e outros papéis necessários para o quotidiano.

Os cestos em verga ou palha, para além de elementos decorativos bonitos e económicos, podem também ser uma excelente opção para guardar pequenos objetos da família à entrada da casa. Podem servir para guardar luvas, lenços, chaves, carteiras e todos os outros objetos que precisam de levar consigo sempre que saem de casa. Com estes sistemas de organização vai evitar que estes pequenos objetos se espalhem pela casa.

 

 

 



15 Comentários

  1. maria 10 de Novembro de 2011
  2. paula basto 15 de Novembro de 2011
    • Cristina Medronho Carvalho 15 de Novembro de 2011
  3. ana 28 de Dezembro de 2011
  4. ALZIRA 23 de Fevereiro de 2012
  5. Alzira Da Silva Raymundo 23 de Fevereiro de 2012
  6. Alzira Da Silva Raymundo 23 de Fevereiro de 2012
  7. Fatima Lopes 24 de Fevereiro de 2012
  8. Fatima Lopes 24 de Fevereiro de 2012
  9. Pedro Silva 18 de Abril de 2012
  10. Pedro Silva 18 de Abril de 2012
  11. Loide Araújo Gonçalves Jedyn 19 de Novembro de 2012
  12. Loide Araújo Gonçalves Jedyn 19 de Novembro de 2012
  13. Dayana P. Da Silveira Maas 5 de Fevereiro de 2014
  14. Maria Vitoria Fernandes 6 de Fevereiro de 2014

Deixe o seu comentário

Nome : Email :