Decoração de Casas Decoração de Quartos Decoração de Salas

Ambientes relaxantes com decoração contemporânea

O estilo contemporâneo prima pela simplicidade, organização e harmonia completa entre todos os elementos decorativos.  Muitas vezes confundido com o estilo minimalista ou moderno de decoração, na realidade é muito diferente , no sentido em que pode dar mais profundidade e calor a um ambiente, em vez de o tornar demasiado impessoal e frio.

Embora existam diversas semelhanças entre o estilo de decoração contemporâneo e o moderno, o primeiro faz uso de elementos em madeira e tecidos com texturas, o que o torna muito mais acolhedor e convidativo. O uso da cor deve ser mais visível em elementos decorativos como vasos, almofadas e cortinas e não nas paredes e peças de mobiliário, que se devem manter mais neutras.

Siga as nossas próximas dicas para decorar ambientes relaxantes inspirados na decoração contemporânea.

 

 

Embora possa incorporar o estilo de decoração contemporâneo em qualquer casa e ambiente, a verdade é que em algumas divisões é mais fácil que noutras. Divisões em que existem demasiados detalhes arquitetonicos, como uma lareira muito ornamentada ou um teto com frisos demasiado clássicos, podem precisar de um pouco mais de esforço e atenção da sua parte para coexistirem com elementos contemporâneos e de linhas mais simples e sólidas.

Evite a desordem e dê prioridade à organização. Evite colocar elementos decorativos demasiado próximos uns de os outros e crie algum espaço entre estes. Se deixar um pouco de espaço vai fazer com que se destaquem mais e criar a ilusão de um ambiente maior.

 

 

Para ser fiel ao estilo de decoração contemporâneo, os pavimentos devem ser superfícies simples e lisas, na mesma linha de design que o resto dos elementos decorativos presentes no espaço. Se optar por pisos como carpetes e tapetes, então dê preferência aos de fibras naturais e com padrões geométricos.

Em relação aos acessórios, opte por peças de maiores dimensões. Acessórios decorativos de dimensões menores, quando juntos podem dar uma maior sensação de desordem e falta de organização.

Escolha acessórios decorativos para a parede que combinem com o estilo contemporâneo, tais como padrões geométricos. Em alternativa, opte por emoldurar fotos de família ou quadros de arte criados por si nos tons terra, para que combinem com as cores utilizadas na restante decoração do ambiente. Novamente opte por molduras de linhas simples e rectas. Use e abuse de focos de luz para destacar arte ou peças que têm maior significado para si, ajudando a criar também um ambiente mais intimista.

 

 

O conceito “menos é mais” aplica-se de forma perfeita ao estilo contemporâneo de decoração. Por exemplo, uma sala de estar decorada com este tipo de estilo deve ser espaçosa, arejada e relaxante. O mobiliário deve ser de linhas simples, mas modernas e sofisticadas ao mesmo tempo. Adquira uma ou duas peças de mobiliário mais imponentes, como um sofá grande ou uma mesa mais robusta, que se tornam no foco de destaque de toda a divisão.

Acessórios como plantas e flores devem ser também elas grandes e de aspeto mais tropical, de forma a criarem um toque de vivacidade no ambiente já por si mais relaxante e sóbrio. As plantas mais indicadas para este tipo de decoração são as que possuem folhas grandes de um verde mais claro, as quais devem ser colocadas em vasos de cores neutras ou com padrões geométricos.

Também no quarto a decoração deve primar novamente pela simplicidade. Dê preferência a cores mais neutras, que devem predominar tanto nas paredes como acessórios de cama. O interesse visual deve ser dado posteriormente através da adição de tecidos com padrões e texturas. A iluminação artificial deve ser suave e de preferência com um controlador de intensidade, de forma a tornar o ambiente relaxante e intimista, ideal para boas noites de sono.

 



4 Comentários

  1. Ana Formiga 25 de Maio de 2012
  2. Cleide Oliveira 25 de Maio de 2012
  3. Milly Barreiros 1 de Junho de 2012
  4. Fernanda Camacho 27 de Junho de 2015

Deixe o seu comentário

Nome : Email :