Decoração de Casas Decoração de Cozinhas

Boas opções de bancadas para a sua cozinha

A cozinha é um dos espaços mais importantes do apartamento, sendo utilizado por toda a família como zona de refeições ou simplesmente para convívio e conversas animadas. A decoração da cozinha tem por isso de ser bastante acolhedora e funcional, sendo a bancada da cozinha uma zona de trabalho, mas também de destaque decorativo.

As bancadas de cozinha não funcionam apenas como um local onde prepara a comida. São acima de tudo determinantes para o estilo de decoração que a cozinha vai ter. Por essa razão, deve escolher a bancada para a sua cozinha de forma cuidadosa, tal como faria para a restante decoração do espaço.

Diferentes materiais


As bancadas existem numa variedade enorme de materiais que pode combinar na perfeição com a decoração da sua cozinha. No entanto, deve também ter em atenção que a bancada deve ser resistente, durável e fácil de limpar, para além de esteticamente bonita. Com o avanço da tecnologia foram surgindo no mercado cada vez mais opções de bancadas que cumprem todas as condições anteriormente descritas. O aparecimento de materiais sintéticos, possibilitou o desenvolvimento de bancadas com uma grande variedade de acabamentos e cores, como os constituídos pela compactação de pedras naturais e resinas, ou os compostos por minerais e acrílicos.

Laminadas

As bancadas laminadas são muito resistentes à humidade, ao calor e aos riscos. São também uma alternativa bastante económica e fácil de limpar. São feitas com material formado por um aglomerado de madeira e camadas de resina sintética, revestido com uma lâmina plástica. Estão disponíveis numa enorme gama de cores, podendo inclusive imitar de forma bastante fiel, madeira ou pedra. Os laminados compactos são mais baratos do que os estratificados de alta pressão, mas estes resistem melhor ao calor extremo.

 

Em aço

As bancadas de cozinha em aço são muito higiénicas e fáceis de limpar. Não são porosas e portanto não absorvem odores. Resistem ao calor extremo, golpes, humidades e ácidos. São também muito versáteis, pois permitem ter a bancada e o lava-louça numa só peça. Entre as desvantagens deste tipo de bancadas, está o facto de se riscarem facilmente, tornando salpicos e manchas visíveis. A melhor opção é optar por acabamento vidrado.

 

Em pedra natural

Entre as escolhas mais populares encontram-se as bancadas de granito e mármore, embora o seu valor seja bem mais elevado que bancadas de materiais sintéticos.

O granito é uma pedra de extrema dureza, não sendo por isso fácil de rachar. É resistente ao calor e a manchas, de menor manutenção do que outros materiais de pedra natural, e oferece uma variedade de modelos que é difícil igualar com materiais sintéticos. Lembre-se no entanto, que se danificar uma bancada de granito, a sua reparação é muito difícil. O preço destas bancadas varia de acordo com a proveniência da pedra e as suas características.

 

 

O mármore é mais macio que o granito, pelo que deverá ser selado com mais frequência, para evitar riscos e manchas. É resistente a arranhões, mas não a ácidos nem impactos, perdendo facilmente o brilho quando em contacto com ácidos como vinagre ou limão.Tal como o granito, o preço pode ser bastante elevado.

 

 

Compactos de quartzo e resina

Pode encontrá-las em quase todas as cores imagináveis, por isso, se estiver à procura de algo fora do comum, esta será a sua escolha. Uma característica única deste material é que lhe permite ter uma pia feita do mesmo material, integrada na bancada de cozinha.

Os materiais compactos fabricam-se através da combinação de pedra natural com resinas aglutinantes, num processo que pode, inclusive, melhorar as qualidades da pedra. Tendem a ser mais baratas do que pedra natural ou sintética, embora sejam também facilmente danificadas pelo calor.

Caso não consiga escolher a bancada ou esteja indeciso entre várias opções de material, pode sempre utilizar mais que um. Tenha no entanto o cuidado de escolher materiais para as bancadas de cozinha que se complementem e que harmonizem na perfeição com a decoração envolvente.



7 Comentários

  1. garcia bumba 8 de Junho de 2011
  2. Joca Vitorino 9 de Junho de 2011
  3. Charles 14 de Junho de 2011
  4. Catarina Ostinowsky 28 de Agosto de 2012
  5. ISA 24 de Agosto de 2014

Deixe o seu comentário