Decoração Espaços Pequenos

Como decorar um apartamento pequeno

Só porque tem um apartamento pequeno, isso não significa obrigatoriamente que não pode estar bem decorado e repleto de conforto. Embora viver num espaço menor possa colocar algumas limitações, as opções de decoração ainda assim são imensas.

Por isso, ao encontrar formas criativas de adicionar alguns sistemas de organização e arrumação ao espaço vai conseguir aumentar o conformo e libertar espaço para os elementos realmente necessários.

Esperemos que as nossas próximas dicas o inspirem na decoração de um apartamento pequeno.

 

casa-pequena

 

Espaço multifunção

Uma das formas mais simples de maximizar o espaço disponível no apartamento é adquirir e decorar com mobiliário que sirva várias funções. É o caso, por exemplo, de uma cama com espaço de arrumação (por baixo ou em gavetas), bancos com espaço de arrumação interior, sofás-cama ou mesas que servem para refeição e trabalho.

Espelho meu, espelho meu

Os decoradores têm uma arma infalível para criar a ilusão de amplitude em espaços pequenos: o uso de espelhos ou superfícies espelhadas. Decorar com espelhos ajuda a refletir a luz e a iluminar qualquer divisão. Pode optar por colocar espelhos nas paredes, mas se tal não for possível, então aconselhamos que substitua as tradicionais portas dos armários por versões espelhadas.

Áreas bem definidas

Quando estiver a decorar uma divisão específica (ou uma especialmente pequena) pode ser complicado conseguir separar as diversas áreas, como por exemplo, uma área de refeição de uma área de convívio dentro da mesma divisão. Opte por utilizar divisórias ou até tapetes para distinguir cada área funcional. Utilizar uma parede de destaque, numa cor diferente das restantes, também pode ser útil para definir uma área específica.

 

almofadas

 

Ambiente leve

Outra excelente estratégia para conferir a ilusão de maior amplitude a um espaço é decorá-lo com cores mais suaves e brilhantes. Faça uso de diferentes tonalidades para dar mais vida à decoração, mas opte sempre pelos tons mais claros e, de preferência, com algum brilho, pois ajudam a refletir melhor a luz. Aconselhamos também que utilize no máximo duas cores diferentes, para que o apartamento não fique a parecer muito cheio.

Fim da desordem

Se mora num apartamento pequeno, então é absolutamente imperativo acabar com a desordem. Sistemas de arrumação e organização são essenciais e o uso de acessórios decorativos desnecessários deve ser reduzido ao máximo. À vista deve ficar apenas aquilo que é essencial, sendo o restante bem arrumado e num local longe da vista. Faça também um uso inteligente do espaço vertical, com prateleiras flutuantes ou estantes, libertando desta forma o espaço no chão para mobiliário de maiores dimensões.

 

recanto-escritório



2 Comentários

  1. Eunice Gaspar 7 de Fevereiro de 2014
  2. EUNICE ROSA OLIVEIRA GASPAR 7 de Fevereiro de 2014

Deixe o seu comentário

Nome : Email :