Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos

Como decorar uma sala de estar pequena

Se está a pensar decorar uma sala de estar pequena sabe como a tarefa se pode tornar complicada. Combinar beleza e funcionalidade num espaço pequeno exige uma perfeita sintonia entre organização e decoração. Decorar qualquer divisão de um apartamento pequeno pode ser difícil, devido a limitações impostas pelo espaço disponível, especialmente quando se trata de uma divisão tão utilizada, como é o caso de uma sala de estar.

Mas a decoração deste espaço de estar por excelência não precisa de ser um quebra-cabeças. Seguindo algumas dicas importantes, será capaz de tornar a sala mais ampla e multi funcional, ao mesmo tempo que lhe confere beleza e os seus gostos pessoais.

Escolha um tema

Começar por escolher o tema da decoração da sala de estar é um excelente ponto de partida para um projecto de sucesso. Pode optar por utilizar cores específicas, padrões, estilos clássicos ou mais modernos. Visite diversas lojas de mobiliário ou da especialidade perto de si, reveja sites de decoração e de venda online e estabeleça um plano pormenorizado para cada etapa do processo de decoração.

Não tenha medo de ousar. Lembre-se de quem vai passar mais tempo na divisão e que esta tem de estar de acordo com os seus gostos pessoais, ou acaba por tornar-se aborrecida ou detestável passado algum tempo. Se tem obsessão por artigos africanos, por flores ou música, tente incorporar os seus gostos na decoração da sala. Não caia, no entanto, em exageros. Embora pareça, ao primeiro impulso, que encher as paredes da sala de estar de quadros do seu ídolo é uma excelente ideia, lembre-se que o ser humano é dotado da capacidade de alterar as suas preferências, e o que hoje lhe agrada, amanha pode  não agradar. Prefira individualizar o espaço com pequenos objectos decorativos, como livros sobre o seu ídolo ou algo original relacionado com ele.

Móveis à medida

Rapidamente uma sala de estar pequena se torna num espaço quase claustrofóbico, quando está demasiado cheia. Para começar, retire da divisão tudo o que não faz falta. Evite decorar a sala com móveis demasiado grandes que dificultem a passagem e que criem a ilusão de um ambiente ainda mais pequeno do que na realidade é. Quando possível, opte por móveis modulares e organização vertical em detrimento da horizontal, aproveitando de forma mais eficaz as paredes disponíveis.

No caso dos sofás, evite combinações de dois sofás grandes e escolha antes um sofá de dois ou três lugares, com adição de uma elegante ou original cadeira. Se possuir um móvel de maiores dimensões que queira introduzir na decoração da sala de estar tem duas hipóteses: crie focos de interesse em seu redor, adicionando cor ou objectos decorativos invulgares, de forma a que não se torne o centro das atenções, ou então torne-o no foco de interesse da sala, tornando a decoração envolvente mais subtil. Evite no entanto, utilizar acessórios decorativos demasiado pequenos.

Toda a decoração precisa de estar em sintonia e adequar-se ao espaço disponível, mas isso não significa que todos os móveis e acessórios têm de ser de tamanho igual ou pequeno. Se a maior parte dos móveis que tem na sala são pequenos, porque não optar por colocar um candeeiro de pé, original e de maiores dimensões, para dar um toque inesperado ao espaço. Brinque com a escala e encontre a forma perfeita de tornar a divisão ampla, mas ao mesmo tempo única.

Use e abuse de espelhos

Os espelhos são uma das formas mais eficazes de iluminar a sala e de criar a ilusão de um espaço mais amplo. Coloque-os em paredes opostas às janelas, de forma a reflectirem a luz natural exterior. Em salas com menor acesso a luz natural, uma boa iluminação artificial e paredes de cores mais brilhantes vão beneficiar também do uso de espelhos. O que pretende é tornar o espaço mais amplo e luminoso, não preencher as paredes de espelhos, acabando por conseguir o efeito contrário ao inicialmente pretendido. Se gostar do efeito dramático dos espelhos na decoração, pode optar por concentra-los numa única zona, através do uso de um espelho de maiores dimensões.

Personalize a sala de estar com acessórios

Certamente não quer viver numa sala de estar que poderia pertencer a um catálogo, mas que é desprovida de qualquer toque pessoal. Lembre-se de imprimir os seus gostos e preferências na decoração. Jarras, livros, tecidos e aqueles objectos de aspecto invulgar que adquiriu ao longo das suas viagens ou feiras de artesanato, utilize-os para personalizar a divisão. Não limite as molduras apenas a fotografias. Faça os seus próprios quadros com tecidos de padrões ousados ou elementos presentes na natureza. Coloque prateleiras de forma a maximizar o espaço e expor acessórios que não podem ser pendurados, como esculturas e álbuns pessoais.

Com algumas dicas é possível personalizar a decoração de um apartamento pequeno e em concreto de uma divisão tão movimentada como uma sala de estar. Decorar uma sala de estar pequena, apesar de exigir algum cuidado e regras específicas, não deixa de ser um processo criativo e divertido. Arrisque, ouse e crie uma decoração única para a sua sala de estar.

Como decorar uma sala de estar pequena
Inserido nas categorias Decoração de Casas, Decoração de Salas

Etiquetas: , , , , ,

Publicado por: em 19 Abril, 2011

9 Comentários a “Como decorar uma sala de estar pequena”

  1. Excelentes ideias, parabens !

    Os adesivos decorativos são tambem uma boa opcão para personalizar
    uma sala pequena.
    Aqui vão algumas sugestões : http://www.stickmydream.com/loja/stickers-natureza.html

  2. No site abaixo estão disponíveis imagens muito bonitas de móveis finos:

    http://www.casabelainteriores.com

  3. voces são excelentes…adoro decoração interior. Bravos
  4. As ideias são muito interessantes, gostei!
  5. Parabéns pelo artigo muito legal. Atualmente a compra de móveis(mesa de jantar, painel para tv, sofás, etc) sob medida tem sido muito usual, em função dos espaços reduzidos. Algumas lojas já realizam este serviço sem custos adicionais para os clientes, confiram:

    http://www.casabelainteriores.com

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

© 2014. Todos os direitos reservados a Decoração de Apartamentos e | Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos | Contactos | Quem Somos | Politica de Privacidade