Decoração de Casas

Como dividir um ambiente com estantes

Uma boa forma de dividir qualquer espaço de forma simples, rápida e até bastante económica é através de estantes. É a opção perfeita tanto para espaços de maiores dimensões, como para apartamentos mais pequenos em que todos os centímetros precisam de ser bem aproveitados.

Dividir um ambiente com estantes, não só vai permitir separar eficientemente as diferentes áreas da divisão, como também vai conferir maior profundidade à decoração e proporcionar maior organização e espaço de arrumação nesse espaço. Outra das vantagens do uso de estantes como divisórias é estas poderem ser facilmente removidas quando já não quiser ou precisar de dividir o ambiente. As estantes podem ser então reaproveitadas para outras funções ou áreas do apartamento, acabando assim por se tornarem num bom investimentos, pois nunca chega a desperdiçar dinheiro.

 

 

Neste artigo vamos mostrar-lhe algumas dicas de como usar estantes como divisórias, tirando o melhor partido destas e do espaço disponível.

Use o centro da divisão


Apesar do que a maioria das pessoas pensa, o local perfeito para uma estante pode não ser sempre encostada a uma das paredes da casa. Embora esta disposição seja a mais habitual, o formato e dimensão de uma estante torna-a na escolha perfeita para dividir um ambiente, de maiores ou menores dimensões, em diversas áreas distintas. A altura da estante nem sequer é determinante para este tipo de função, não sendo por isso necessário criar uma barreira sólida, como aconteceria com uma parede, e permitindo desta forma que o espaço se mantenha amplo e luminoso.

A estante pode, inclusive, ser colocada no centro da divisão, área que normalmente não costuma ser bem aproveitada, permitindo desta forma maximizar todo o espaço disponível com mais uma opção para arrumação. Por exemplo, uma estante de livros pode dividir uma sala de estar da sala de jantar, um escritório de uma sala de estar ou criar maior privacidade numa pequena área de convívio ou de lazer.

 

 

 

Decorar as “costas” da estante

Ao usar uma estante como divisória de um espaço deve também prestar atenção à estética da parte detrás desta. Se a estante que pretende utilizar for aberta e sem parte da frente ou trás, então este problema não se coloca, basta decorar a gosto. Mas se a estante que escolheu para divisória for fechada, então não se pode esquecer de fazer algo para cobrir a parte detrás, de forma a ficar mais bonito e elegante. Como opção pode colocar um bonito papel de parede ou pintar com cores que combinem com a decoração envolvente. Em alternativa, pode também utilizar a parte detrás da estante como uma parede, colocando outro tipo de mobiliário junto a esta.

 

 

 

Utilize estantes baixas

Não precisa de usar unicamente estantes altas. Também as estantes baixas podem dividir facilmente um ambiente e ajudar a criar zonas distintas, mantendo mesmo assim a divisão ampla e luminosa. Por serem mais baixas pode decora-las com alguns acessórios no topo como vasos de plantas, molduras com fotografias da família, viagens ou até outro tipo de elementos decorativos de dimensões menores.

 

 



13 Comentários

  1. eni de jesus silva 18 de Novembro de 2011
  2. vilma 18 de Novembro de 2011
  3. Nilza Lopes oliveira 20 de Novembro de 2011
  4. Ana Rodrigues 20 de Novembro de 2011
  5. Solange Wachholz 2 de Abril de 2012
  6. Graciele Roman 9 de Junho de 2012
  7. Carmelinda Rosario 14 de Novembro de 2012
  8. Carmelinda Rosario 14 de Novembro de 2012
  9. Carmelinda Rosario 14 de Novembro de 2012
  10. Tiago 22 de Novembro de 2012
  11. Daiane 26 de Setembro de 2013
  12. jose geraldo 2 de Janeiro de 2015
    • Paulo Páscoa 6 de Janeiro de 2015

Deixe o seu comentário

Nome : Email :