Decoração de Casas

Como escolher o tipo de tinta ideal para a decoração da casa

Como já mencionámos em artigos anteriores, uma simples pintura é a forma mais rápida e simples de dar nova vida a uma casa sem a necessidade de obras exaustivas, barulhentas e dispendiosas.

Contudo, antes de começar é preciso escolher não só a cor mais adequada como também o tipo de tinta ideal para cobrir as paredes e outras superfícies de cada divisão.

Sente-se confuso? Não desespere porque a nossa equipa vai-lhe mostrar alguns tipos de tinta disponíveis no mercado e enumerar as suas especificidades, vantagens e desvantagens.

Têmpera


É a hipótese mais económica. Está disponível tanto em pó como em pasta, que são depois misturados com água até ficarem com a consistência certa. Em alternativa, pode também ser adquirido já preparado, mas nesse caso o produto ficará também mais caro. Uma das suas grandes vantagens é a sua rápida aderência à maioria das superfícies. A sua secagem é rápida e pode obter-se qualquer cor à escolha, dependendo da mistura de tonalidades que faça. Como qualquer outro produto também apresenta algumas desvantagens. Não é lavável e com o passar do tempo tem tendência a amarelecer. Também não adere quando usada sobre superfícies previamente pintadas com tinta plástica, sendo neste caso obrigatório o uso de um bom primário. Este tipo de tinta também não é indicada para divisões mais húmidas, como o banheiro ou a cozinha, uma vez que pode dar origem a mofo. Pode ser usada, por exemplo, para pintar bonitos murais na sua casa.

 

 

Plástica

Talvez uma das mais populares em decoração, uma vez que pode ser facilmente aplicada em todo o tipo de superfícies. Entre as suas imensas vantagens podemos destacar o facto de oferecer uma enorme variedade de tons, estar disponível nos mais variados acabamentos (brilhante, satinado ou mate), ser de aplicação fácil, ser lavável e inodora. Como acontece com a têmpera a sua secagem também é rápida, mas em contrapartida não tem tendência a amarelecer e pode ser utilizada em qualquer divisão, mesmo as mais húmidas.

 

 

Esmalte

Este tipo de produto pode ser aplicado em superfícies como madeira, metais e até Pladur. Encontra-se à venda em dois tipos distintos: sintético e a água. O tipo sintético é diluído e limpo com dissolvente, mas o seu tempo de secagem é mais longo (até 10 horas). Dispõe de vários acabamentos, desde os satinados, aos mates ou até brilhantes. Por seu lado, o tipo de esmalte a água é diluído com esta e fica muito brilhante. É lavável, durável e resiste bem a calor e humidade. Uma das grandes vantagens deste tipo de esmalte é que todos os utensílios utilizados na pintura podem depois ser facilmente limpos com água, não sendo necessário o uso de um dissolvente mais agressivo.

 

 

Laca

Dá um acabamento aveludado a uma superfície, mas o seu uso em paredes é muito pouco frequente, uma vez que fica demasiado dispendioso. Para a parede ficar com um bom aspecto é necessário que seja completamente lisa e sem irregularidades, o que leva a uma preparação prévia cara. Normalmente a laca é utilizada em superfícies de madeira, como móveis e portas, e também em ferro. A sua aplicação não é propriamente fácil, pois precisa de várias camadas e entre estas é preciso lixar. Contudo, o seu tempo de secagem é relativamente rápido.

 

 

Verniz

Este tipo de produto é indicado para madeira. O mais popular é o transparente, mas também pode facilmente encontrá-lo à venda com adição de tinta de diversas tonalidades e em vários acabamentos. Apresenta diversas vantagens como a sua capacidade de impermeabilizar a superfície onde é aplicado, funcionando também como uma capa protetora, resistente e duradoura.

 

 

À venda encontra ainda outro tipo de tintas com características específicas como anti-condensação, anti-humidade, vitrificante ou até tintas ecológicas. O fundamental é que escolha a que melhor se adequa ao acabamento que pretende na decoração e ao tipo de divisão em que vai ser utilizada.



8 Comentários

  1. izael de souza 28 de Junho de 2012
  2. Angela Maimone 28 de Junho de 2012
  3. Angela Maimone 28 de Junho de 2012
  4. Angela Maimone 28 de Junho de 2012
    • Pedreiro Carpinteiro 1 de Julho de 2012
  5. Ilka Aparecida Lima 28 de Junho de 2012
  6. Pedreiro Carpinteiro 1 de Julho de 2012
  7. Margarida 2 de Julho de 2012

Deixe o seu comentário

Nome : Email :