Decoração com Tapetes Decoração com Tapetes e Carpetes Tipos de Tapetes

Como fazer a decoração com tapetes orientais

Bonitos tapetes orientais podem conferir à decoração da sua casa um ambiente mais clássico, elegante ou até mais intimista e acolhedor. Este tipo de tapetes existem numa enorme variedade de estilos e tamanhos que se adaptam às dimensões de cada divisão da casa, estando disponíveis também tapetes orientais com que pode decorar, inclusive, corredores e escadas.

Os padrões mais populares e utilizados na decoração são os florais, embora também sejam frequentes tapetes orientais com padrões geométricos, motivos de paisagens ou tribais.

A compra de tapetes orientais deve ser encarada como um investimento que irá durar por vários anos, o que acaba por fazer compensar o seu preço mais dispendioso. Dado este preço mais alto faz sentido que quem compra um tapete oriental queira que este se torne no foco de atenção de toda a divisão.

Dicas de decoração com tapetes orientais


Para que os tapetes orientais estejam em sintonia com a restante decoração do espaço é preciso ter em conta alguns pormenores importantes:

  • Em primeiro lugar, é necessário decidir qual o estilo de tapete oriental que pretende, assim como o ambiente que pretende criar na divisão. Se pretender uma decoração mais moderna, então deverá evitar escolher tapetes orientais com padrões florais muito suaves. Opte antes por padrões mais ousados, como os geométricos, e cores mais vibrantes. Se por outro lado, a decoração que pretende é mais tradicional, então os padrões florais são uma boa escolha de decoração, assim como os modelos com desenhos centrais.
  • Tire as medidas correctas do espaço disponível em que irá colocar o tapete. Um tapete oriental irá certamente ficar muito bonito por baixo de uma mesa de refeição na sala de jantar, de uma cama ou de uma pequena mesa de centro. Pode também usá-lo para dar ainda mais destaque a outro elemento decorativo presente no espaço, como um móvel mais antigo ou imponente. Seja qual for o local em que o pretenda colocar lembre-se sempre de tirar correctamente as medidas, de forma a evitar “surpresas” desagradáveis após a sua compra.
  • Se tiver essa possibilidade, leve consigo amostras de tecido ou da cor da decoração do espaço quando for procurar por tapetes orientais nas lojas especializadas. Desta forma irá ter a certeza que as cores e estilo do tapete combinam na perfeição com a restante decoração. Em alternativa, pode também pedir nas lojas onde irá ver os tapetes que lhe disponibilizem uma amostra para levar para casa. Tire proveito de estar na era da tecnologia para tirar algumas fotografias que podem auxiliar na sua escolha mais tarde.
  • Se o tapete oriental ficar localizado por baixo de um móvel de maiores dimensões, como uma cama ou uma mesa de jantar, lembre-se que o desenho central não irá ficar visível. Nestes casos a melhor opção será escolher um tapete oriental com bonitos desenhos a toda a volta e não apenas no centro.
  • Se a decoração da divisão for predominantemente simples e de cores neutras ou sólidas, opte por combina-la com tapetes orientais mais coloridos e com padrões mais arrojados, de forma a tornar o ambiente mais interessante. Se pelo contrário, o ambiente já estiver mais “cheio” com outro tipo de padrões e cores , então opte por um tapete de cores mais suaves e motivos subtis.


Deixe o seu comentário

Nome : Email :