Limpeza de Tapetes

Como limpar tapetes de exercício

Usar tapetes de exercício nas suas atividades físicas pode aumentar o conforto, segurança e eficácia do seu treino. Com este tipo de tapetes vai sentir-se muito mais confortável e seguro, podendo concentrar-se inteiramente no seu treino.Tapetes de exercício de qualidade oferecem uma superfície resistente e de maior apoio entre o chão e o praticante, ajudando a prevenir  lesões e possíveis acidentes que possam ocorrer, ao mesmo tempo que ajudam a proteger a própria coluna e costas. Os tapetes para exercício ajudam também a melhorar a aderência, bem como o equilíbrio. Muitas vezes, este tipo de tapetes são portáteis, bastando dobrar ou enrolar para transportá-los para onde for preciso.

Enquanto faz o seu exercício os tapetes acabam inevitavelmente por ir ficando sujos, quer seja pelo suor ou até mesmo sujidade no chão. Felizmente para nós, os tapetes para exercícios atuais são feitos a pensar neste fato, sendo bastante simples de cuidar e limpar. No entanto, alguns cuidados específicos são essenciais para que sejam duráveis e mantenham as suas caraterísticas. Fique agora a saber como limpar e cuidar de tapetes de exercício.

Limpeza de tapetes de exercício


  • O primeiro passo para manter tapetes de exercício limpos e nas melhores condições é evitar usar o calçado que usa na rua em cima destes tapetes. Desta forma pode evitar que qualquer bactéria ou sujidade que se fixe na sola do calçado passe para o tapete, prevenindo, inclusive, doenças ou alergias. Aconselhamos por isso que use um calçado específico para a pratica de exercício.
  • Antes de iniciar a limpeza sacuda bem o tapete para remover qualquer sujidade ou poeira que se encontre na sua superfície. De seguida, faça uma mistura com um pouco de água morna e sabão neutro num recipiente ou balde. Mergulhe uma esponja ou pano dentro desta mistura e cuidadosamente torça o pano para eliminar o excesso de líquido. Depois passe o pano em todo o tapete. Volte a molhar o pano na mistura e repita quantas vezes forem necessárias para remover completamente qualquer vestígio de suor, gorduras ou sujidades.
  • Deixe o tapete secar bem. De preferência pendure-o e deixe secar durante pelo menos 20 a 30 minutos antes de o guardar ou voltar a enrolar.
  • Para prevenir que o tapete se comece a enrolar nas pontas, deve evitar enrola-lo sempre para o mesmo lado. Alterne a direção para onde o enrola a cada uso, de forma a que evite que forme uma pequena curva nas pontas, prejudicando a prática de exercício.
  • Para finalizar, tente limpar tapetes de exercício com um pano limpo sempre que terminar o seu treino. Desta forma não vai precisar de fazer uma limpeza mais profunda tão regularmente.


Deixe o seu comentário

Nome : Email :