Decoração de Casas Decoração Espaços Pequenos

Como tirar o máximo partido de uma casa pequena

Muitas pessoas, quer seja por razões financeiras, de necessidade, conveniência ou mesmo por preferência própria, vivem hoje em dia em casas de dimensões mais reduzidas e onde por vezes se pode tornar difícil arrumar tudo o que possuem. Na realidade, esta preocupação por maximizar ao máximo todo o espaço disponível numa casa, não só aflige quem tem uma casa pequena, mas também quem possui uma casa de maiores dimensões, mas que ainda assim sofre com a falta de espaço. O facto é que muitas pessoas pensam que não têm espaço suficiente nas suas casas, não importa quão pequenas ou grandes as habitações possam ser.

Na maioria das vezes, o problema que surge com a tentativa de tirar o máximo partido de qualquer espaço não é realmente a quantidade de espaço que você tem propriamente dito. O que tende a ser mais importante é o uso que você faz de cada centímetro disponível. Por isso, siga as nossas próximas dicas para ajudar a tirar o máximo partido de uma casa pequena.

 

 

Ilusão de amplitude


Em primeiro lugar, a sua casa pode parecer bem maior do que aquilo que na realidade é com apenas alguns truques simples. Por isso, ainda que uma divisão da sua casa possa parecer pequena, o ambiente no seu interior não precisa de ser claustrofóbico. Aqui ficam algumas dicas para criar a ilusão de amplitude numa divisão menor:

  • Deixe entrar a luz natural na divisão. Sempre que possível dê preferência ao uso de cortinados de tecidos mais leves e claros. Cortinas pesadas e escuras apenas vão fazer o espaço parecer mais pequeno, enquanto que umas cortinas leves e que deixem passar a luz exterior vão criar um prolongamento com esse mesmo exterior, criando a ilusão de maior amplitude no espaço.
  • Tente criar o mínimo de desordem na sua casa. Um dos erros mais comuns na decoração de espaços pequenos é colocar demasiados acessórios decorativos no já por si reduzido espaço disponível. Prateleiras cheias de bonecada e lembranças vão tornar o apartamento demasiado cheio e quase claustrofóbico. Tente sempre manter prateleiras e estantes livres de desordem, para que o espaço pareça maior.
  • Pinte o teto de uma cor mais clara que as paredes, pois irá criar a ilusão de que as parede são mais altas e que todo o espaço é maior.
  • Não tenha receio de utilizar mobiliário de maiores dimensões. Contudo, não exagere na quantidade de móveis no interior da divisão. Uma ou duas peças de mobiliário de maior dimensão vão conferir maior interesse à decoração do espaço, evitando-se assim enchê-lo com demasiados móveis de tamanho mais pequeno e que apenas lhe conferem um aspecto desorganizado.
  • Use espelhos em vez de tinta ou arte nas paredes. A reflexo dos espelhos vai fazer com que o espaço pareça muito maior.
  • Não use apenas iluminação superior para iluminar a divisão. Coloque também candeeiros para diversas funções, para iluminar ainda mais o espaço disponível e avivar a decoração da casa pequena. Mas lembre-se de evitar candeeiros demasiado grandes como lustres, que dão a sensação de roubar altura à divisão. Opte antes por candeeiros que não sejam muito compridos ou que fiquem mais colados ao tecto.


15 Comentários

  1. clarice machado 12 de Março de 2012
  2. Rogério 12 de Março de 2012
  3. lidia 13 de Março de 2012
  4. Wanderley Moreira 14 de Março de 2012
  5. Rozana Gomes 13 de Abril de 2012
  6. Izolina Medeiros 3 de Junho de 2012
  7. Tiago Botelho Soares Pereira 7 de Junho de 2012
  8. Natasha Sokolowski 19 de Junho de 2012
  9. Maribel Davila Garcia 21 de Junho de 2012
  10. Rosa Soares 8 de Agosto de 2012
  11. Rosa Soares 8 de Agosto de 2012
  12. Milly Barreiros 25 de Outubro de 2012
  13. Nena 1 de Abril de 2013
  14. Isabel Vicente 20 de Novembro de 2013
  15. Danilo Reis 8 de Agosto de 2015

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.