Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos

Cortinas decoradas

Para quem anda em renovações, talvez já se tenha deparado com a necessidade de alterar as cortinas.

Não as deite fora! Aproveite a sua criatividade e torne-as novas

Veja algumas dicas de como fazer cortinas decoradas.

Ideias para decorar as cortinas

Caso precise de fazer cortinas de raiz, comece por calcular as medidas necessárias. Meça a altura da cortina definindo onde vai estar o varão e a altura da cortina e deixe cerca de dez centímetros de tecido de sobra, para a barra. No caso de ir usar argolas de tecido, deixe mais dez centímetros. Será assim que vai saber a altura das sua cortinas. Quanto à largura do tecido, multiplique por 1,5. Por exemplo, se a janela em causa tiver 1,50 m de largura e 1,20 m de altura e a 2 m do chão, então ela deverá ter 2 m de altura por 2,25 m de largura, se se tratar de uma só peça de tecido.

O benefício das cortinas decoradas é que são a melhor maneira para se combinar cortinas com interiores, com mobiliário e com o próprio esquema de cores da nossa casa. Se tiver habilidades para costurar, aproveite-as para fazer os seus próprios desenhos.

 

cortinas-decor2

 

Se quiser as suas cortinas decoradas com passamanarias (trabalho que era utilizado para enfeitar fardas e em que se usavam fitas, franjas ou bordados), com botões ou uma tira de lantejoulas ou franja, tudo será fácil de encontrar em lojas de especialidade e irão dar uma nova vida às cortinas.

Também poderá ter as suas cortinas decoradas com variados botões, de variadas cores, formatos e tamanhos. Se tiver guardado muitos botões e nunca pensou no que fazer com eles, aproveite e ponha-os a uso. No tecido das cortinas também poderá colocar ilhoses grandes, para que permitam a passagem do varão.

 

cortinas-verdes

 

Mas se tiver jeito para pinturas, não deixe de aproveitar essa capacidade e aplica-la nas suas cortinas. Pode fazer uma pintura feita com moldes ou desenhá-los à mão. O que é mesmo obrigatório é o uso de tintas próprias para tecidos.

Mesmo com apliques poderá ter as suas cortinas decoradas de forma única. Por exemplo, se for fazer cortinas decoradas para um quarto infantil, poderá decorá-la com borboletas. Hoje já se fazem variados animais artesanalmente a partir de estruturas de arame e encapadas.

 

cortinas-cozinha

 

Para quem ainda não pensou em ter as suas cortinas decoradas, saiba que elas irão desempenhar um importante papel também na re-decoração de uma cozinha, por exemplo. No caso desta divisão da casa, vai ser necessário ter muito cuidado na escolha que fizer para as cortinas. Não se deixe fascinar apenas pelo estilo e design das cortinas, mas antes tenha em mente a limpeza e manutenção adequada que vai ter de fazer às cortinas da sua cozinha.

Mesmo que pretenda ter na sua cozinha cortinas decoradas, mas ainda as for comprar, tente comprar de cor branca para que a luz entre na cozinha. Ao mesmo tempo, essas cortinas, e não se esqueça, também deverão bloquear algum brilho de luz natural, o que também é preciso.

Cortinas decoradas
Inserido nas categorias Objetos Decorativos

Etiquetas: , ,

Publicado por: em 28 Dezembro, 2013

3 Comentários a “Cortinas decoradas”

  1. Marilda Santos diz:
    Lindas cores… Adorei!
  2. A decoração mantém sofisticação, cor e elegância! Muito bom.

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

© 2014. Todos os direitos reservados a Decoração de Apartamentos e | Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos | Contactos | Quem Somos | Politica de Privacidade