Decoração de Casas

Crie todo seu projeto de decoração com o decorador de interiores

Precisa mudar toda a decoração da sua casa ou de algum ambiente específico, analisando alguns aspectos técnicos juntos aos elementos decorativos? Então, você precisa contratar o decorador de interiores, também conhecido como designer de interiores.

Super em voga, esta profissão vem chamando a atenção e vários cursos estão surgindo, oferecendo a qualificação necessária para que os profissionais possam exercer a função de maneira adequada.

Profissão de decorador de interiores ou designer


O designer ou decorador de interiores está num patamar profissional entre o decorador de ambientes e o arquiteto. Ou seja, apesar de não poder fazer e assumir obras, já tem qualificações técnicas que podem auxiliar muito na decoração do ambiente.

designer de interiores3

Na verdade, o designer de interiores tem a possibilidade de escolher elementos decorativos, assim como o trabalho do decorador, finalizando o projeto. No entanto, este profissional tem uma função mais ampla, tendo o objetivo de deixar a decoração como um todo bastante coerente. Para fazer isso leva-se em consideração a ergonomia, questões térmicas, acústicas e luminotécnicas. É claro que esses detalhes devem ser adequados de acordo com os desejos do cliente.

O decorador de interiores também pode fazer releituras dos ambientes, ampliando ou reduzindo um pouco os espaços sem necessariamente mexer na obra. Tendências podem ser aplicadas, bem como novidades técnicas e efeitos cênicos, que podem deixar a decoração do ambiente mais harmoniosa e bonita. Outra atribuição do designer de interiores é poder desenhar peças exclusivas para os clientes, de acordo com a personalidade deles.

A restrição do designer de interiores é em relação a ambientes externos, já que sua função deve ser direcionada somente a locais internos, como o próprio nome da profissão informa. Assim, o decorador de interiores pode auxiliar o arquiteto a finalizar os espaços de maneira adequada, atendendo aos desejos dos clientes.

 

designer de interiores2

Como ser um decorador de interiores

O designer de interiores é um profissional qualificado, que precisa fazer cursos tecnólogos ou de graduação para entender todos os detalhes que envolvem a decoração. O mercado de trabalho está ficando cada vez mais amplo, sendo que muitos decoradores de interiores optam por trabalharem de forma autônoma, enquanto que outros preferem atuar em escritórios de design de interiores ou de arquitetura.

O fato é que a demanda pelos decoradores de ambiente é cada vez mais alta e um dos motivos é o fato de os apartamentos e casas estarem sendo construídos cada vez menores, o que faz com que os espaços precisem ser melhor aproveitados. Outro setor que costuma contratar o trabalho do designer de interiores é o corporativo, que requer a decoração de escritórios e salas de reunião. Hotéis e locais públicos, que precisam ter elementos de acessibilidade, são outras opções para a atuação do decorador de interiores.

Antes de escolher o curso tecnólogo ou de graduação, vale a pena verificar as disciplinas ofertadas, a carga horária, se o curso é reconhecido pelo Ministério da Educação e comparar com outros cursos similares, tentando identificar se o curso realmente é bom.

Sobre a remuneração, o salário inicial do designer de interiores é de cerca de R$ 2.250,00, mas se você decidir ser autônomo, o valor recebido será por projeto.

Então, que tal aproveitar que esta profissão está em alta e começar uma vida diferente? Com certeza você vai aprender muito sendo um designer de interiores e terá a opção de colocar a sua criatividade à prova.

 



Deixe o seu comentário

Nome : Email :