Decoração com plantas Decoração de Casas

Decoração com plantas: centros e arranjos com Bambu da sorte

Segundo a tradição chinesa, o Bambu da sorte é fonte de energia positiva e transmite boas vibrações. A filosofia do Feng-Shui também o associa à longevidade e embora o Bambu da sorte seja popular entre praticantes de Feng Shui há décadas, a sua popularidade tem vindo a aumentar nos últimos tempos, com cada vez mais  pessoas a abraçar o seu simbolismo de boa sorte, prosperidade e sucesso.

Facilmente se encontram à venda em floristas ou grandes superfícies comerciais, podendo ser usados para elaborar bonitos centros de mesa e arranjos florais. O seu talo elegante e esbelto combina muito bem com qualquer outro tipo de planta ou flor, acabando o arranjo final por ficar muito original, repleto de cor e vivacidade.

Centros lindos e estilizados


Segundo as antigas tradições chinesas, o número de hastes do bambu da sorte que colocamos num determinado espaço podem ter diferentes significados e transmitir sensações diversas:

– 2 hastes de bambu da sorte significa sorte;
– 3 ou 6 hastes simbolizam felicidade;
– 5 ou 7 hastes atraem saúde;
– 8 hastes simbolizam prosperidade;
– 9 hastes atraem boa fortuna;
– 21 hastes simbolizam benção divina.

Vejamos então alguns exemplos de arranjos e centros elegantes com esta planta:

Se possuir uma jarra baixa, mas de dimensões generosas e, de preferência, de formato quadrado, pode criar um centro de mesa bastante original, que será perfeito para decorar um pequeno recanto da casa ou até uma mesa de apoio na sala de estar ou quarto. Na imagem seguinte utilizou-se algumas pedras escuras para criar uma base para o bambu assentar e ficar estável, ao qual se adicionou posteriormente uma pequena porção de erva em torno dos vários talos de Bambu da Sorte. Certifique-se que os bambus ficam bem envolvidos e atados e finalize o centro com um pouco de água que cubra apenas as raízes da planta.

 

 

Pode também elaborar um centro original e igualmente bonito com recurso a um simples tabuleiro e algumas flores mais coloridas. É o caso da imagem seguinte. É um centro perfeito para colocar na sala ou hall de entrada, tornando o espaço bem mais acolhedor e colorido para quem entra. Foi elaborado com um tabuleiro cerâmico, um pouco de esponja própria de florista e alguma erva artificial. Basta introduzir os talos de bambu e flores na esponja embebida num pouco de água para as plantas durarem mais tempo.

 

 

Se apenas preferir centros de mesa mais pequenos e somente com um talo de Bambu da sorte, então o próximo exemplo é perfeito para si. É igualmente simples de elaborar e apenas precisa de adquirir alguns vasos coloridos que combinem com a decoração já existente no espaço. Pelas suas reduzidas dimensões torna-se o centro perfeito para colocar, por exemplo, no quarto sobre a a mesa de cabeceira ou cómoda.  É também ideal para decorações mais neutras, que precisam de um foco de destaque e um toque de cor para se tornarem mais interessantes. Adicione ao arranjo flores coloridas à sua escolha e um pouco de musgo para conseguir um efeito mais natural e romântico.

 



13 Comentários

  1. eni de jesus silva 6 de Dezembro de 2011
  2. Elisabeth Pereira dos Santos Coutinho 6 de Dezembro de 2011
  3. Pingback: Decore a casa com Bambu da sorte | Melhor Amiga 10 de Dezembro de 2011
  4. Natalie Nunes 10 de Fevereiro de 2012
  5. Cristina Medronho Carvalho 19 de Agosto de 2012
  6. sens 29 de Outubro de 2012
  7. Milly Barreiros 29 de Outubro de 2012
  8. Alba De Lima Queiroz 29 de Outubro de 2012
  9. Albertina Joao Afonso 13 de Dezembro de 2012
  10. Magali Ferreira Bezerra 9 de Janeiro de 2013
  11. magali 20 de Fevereiro de 2013
  12. magali 20 de Fevereiro de 2013
  13. Elza 25 de Outubro de 2013
  14. Carmo Lopes 11 de Novembro de 2013

Deixe o seu comentário