Decoração de Casas

Decoração da casa com inspiração nórdica

O estilo de decoração sueco tem vindo a ganhar enorme popularidade nos últimos anos, especialmente com o aparecimento de lojas de mobiliário como o Ikea, que combinam bom design com preços baixos. A decoração de inspiração nórdica é conhecida pelo seu estilo de linhas simples e direitas, cores pálidas e espaços bem arejados.

No estilo nórdico ou sueco a desordem não tem lugar. O conforto e divisões repletas de luz dominam, mas sem grandes luxos ou quartos demasiado cheios de acessórios que possam dificultar a passagem. Decorar a casa com este estilo de decoração é bastante simples, para além de consideravelmente económico.

Elementos chave do estilo nórdico


  • Paredes pintadas em tons de branco ou cores claras, tais como cremes ou azuis pálidos
  • Pisos em madeira. Podem ser pintados ou manter o seu tom natural
  • Móveis cobertos com tecidos listrados ou com padrões florais delicados
  • Iluminação com estrutura em metal
  • Um lustre no centro do teto para manter a decoração mais tradicional
  • Móveis pintados de branco ou tons de azul pálido
  • Uso de espelhos para refletir a luz por toda a divisão

Paredes e cor

O branco predomina na decoração de estilo nórdico. Um ambiente luminoso é muito importante para os suecos que estão habituados a viver longas horas de escuridão nos meses de inverno. Esta é provavelmente a razão pela qual preferem usar o branco ou tonalidades extremamente claras de cinza, verde e azul (depois do branco, a cor mais usada por eles), na decoração de interiores, numa tentativa de levar a claridade ao interior das suas casas.

No entanto, decorar apenas com brancos e cores pálidas podia criar uma sensação de vazio e uma certa frieza no espaço. Torna-se por isso fundamental criar pequenos elementos de destaque, através da utilização de outras cores que contrastem com o branco. Cores de tons naturais como é o caso do castanho, bege, vermelho ou azul são incorporadas neste design, combinando na perfeição com o fundo branco. O resultado é um ambiente mais quente e acolhedor, que reflete também conforto e calma.

Mobiliário

O mobiliário tem um papel muito importante em todo o estilo de decoração sueco. Os móveis são normalmente pintados nas mesmas cores pálidas, para criar a ilusão de um espaço mais amplo, arejado e luminoso. No entanto, também podem ter tonalidades mais escuras, mas a linhas são sempre simples e elegantes. Uma cor bastante utilizada é o azul, que remete para o céu, que mais uma vez é luminoso e etéreo.

Os suecos desenvolveram um talento especial para a pintura, de modo a que madeiras nada nobres acabem por ter uma aparência de refinamento e elegância acima do vulgar. Os móveis de linhas simples e direitas são muitas vezes combinados com curvas que tornam este estilo de decoração agradável para todos. É comum ver ambientes de tons pálidos em que surge e se destaca um inesperado sofá em tons vermelhos ou azul vibrante.

Este tipo de decoração faz ainda uso da técnica do stencil, aplicado tanto em paredes como em mobiliário, com recurso a padrões florais ou geométricos.

No estilo nórdico as cortinas também são sempre muito leves, para permitir a maior passagem de luz natural possível. Flores ou plantas verdes são comuns, numa tentativa de trazer um pouco da natureza e da frescura exterior para dentro de cada divisão da casa.



2 Comentários

  1. Alzira Da Silva Raymundo 19 de Janeiro de 2012
  2. Marcela Izumi 11 de Janeiro de 2013

Deixe o seu comentário

Nome : Email :