Decoração de Casas

Decoração de apartamentos: estilo rústico

A decoração de apartamentos em estilo rústico é uma forma de escapar da agitada vida nos meios urbanos. É casual e confortável, tudo aquilo que almejamos no final de um stressante dia de trabalho.

Tradicionalmente, o estilo rústico é associado a antigas casas de campo e, embora seja esse o seu habitat natural, a verdade é que hoje este tipo de decoração pode ser recriado em qualquer tipo de habitação. O estilo rústico é uma forma de trazermos um pouco do exterior para o interior das nossas casas, tornando-as no nosso refúgio privado.

No entanto, uma decoração em estilo mais rústico ou campestre não significa que seja demasiado simples, sem encanto ou pouco sofisticada. Com algum planeamento e cuidado na escolha dos elementos decorativos certos para o espaço, o seu apartamento poderá ficar fantástico e muito acolhedor.

Vamos então mostrar-lhe algumas das melhores dicas para conseguir decorar o seu apartamento com o estilo rústico.

Cores e texturas


Inspire-se na natureza para a escolha das cores das paredes. Pinte as paredes em tons terra como castanhos, cremes, verdes, laranjas ou outras cores quentes e que tornem o ambiente mais rústico. Em cozinhas e banheiros opte por cores como branco ou creme para iluminar o espaço e torna-lo mais fresco. Contudo, tenha o cuidado de equilibrar estes espaços maioritariamente brancos com elementos decorativos mais rústicos e com pequenos destaques em cores terra, de forma a tornar todo o ambiente visualmente mais interessante e acolhedor.

Crie mais textura na decoração através de acessórios decorativos com elementos naturais como elegantes e práticos cestos de vime, flores e tecidos estampados.

 

 

Mobiliário

Para ser fiel ao estilo de decoração rústico opte por móveis simples em madeira. O mobiliário antigo e mais rural é perfeito para conseguir a atmosfera relaxante e alegre do campo. Se possui móveis antigos que têm vindo a passar de geração em geração e apresentam uma aparência mais gasta, utilize-os para a decoração de espaços como a cozinha e a sala. Para o quarto opte por camas mais pequenas e estreitas, que irão contrastar com a maior imponência de armários, cómodas e baús de maiores dimensões. Os sofás devem mostrar-se  imponentes, confortáveis e cobertos de almofadas e mantas de retalhos, sendo também comum a presença de cadeiras de baloiço e em verga.

A madeira mais indicada e utilizada neste tipo de decoração é o pinho, que poderá utilizar ao natural ou então pintada em tons mais claros.

 

 

Acessórios decorativos

Ilumine todo o espaço com bonitos candeeiros de pé clássicos ou então com candeeiros de tecto, mas evite os que fiquem demasiado colados ao tecto. Opte por candeeiros de linhas mais rústicas em metal ou madeira. Nas paredes é habitual ver pendurados espelhos antigos, mas também quadros ou litografias envelhecidas, apliques de parede em forma de iluminação ou candelabros.

Opte por decorar com objectos naturais e que apelem ao dia-a-dia como cestos de vime e palha, jarras de vidro, cerâmica, louça que não combina, objectos em cobre, potpourri, colheres de pau, velas, utilidades antigas, cerâmica, livros, latas decorativas e ainda peças feitas à mão.

Para que a decoração do apartamento em estilo rústico fique completa use e abuse de bonitos arranjos florais naturais e com as flores da época. Em alternativa às flores naturais pode optar por flores secas, mas nunca artificiais. Bagas, pinhas e velas são também uma excelente opção para este estilo de decoração.

 

 



9 Comentários

  1. luciana lima 8 de Outubro de 2011
  2. neuza grilo 7 de Novembro de 2011
  3. Andreza 8 de Janeiro de 2012
  4. Márcia Ferreira Pinto 13 de Junho de 2012
  5. Milly Barreiros 5 de Julho de 2012
  6. Maria Isabel Monteiro Horta 17 de Julho de 2012
  7. Ana Paula Pereira 16 de Agosto de 2012
  8. Adriane Macedo 7 de Setembro de 2012
  9. Milly Barreiros 7 de Outubro de 2012

Deixe o seu comentário

Nome : Email :