Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos

Dicas básicas para uma boa iluminação no apartamento

A maioria das pessoas tem tendência para se esquecerem da importância da iluminação na decoração. É frequente perdermos imenso tempo no planeamento da decoração, procurando inspiração para pinturas e mobiliário em revistas, mas esquecemos que na verdade é uma boa iluminação que mostra e dá vida a toda a decoração. Um espaço bem iluminado confere um ambiente mais espaçoso, acolhedor e confortável.

 

 

Para o ajudar a fazer uma iluminação apropriada veja as próximas dicas.

Tipos de iluminação

Quando planear a iluminação mais adequada para o apartamento precisa de ter em conta que será necessário vários tipos de iluminação, que deverão desempenhar diferentes funções. Entre os principais tipos de iluminação destacamos: luz natural, luz eléctrica, luz ambiente, luz de destaque e luz para tarefas.

Vejamos cada uma com mais pormenor:

Iluminação natural

Para tirar maior partido da luz natural evite utilizar na decoração materiais demasiado pesados e cores ou padrões escuros, como é o caso da camurça ou veludo, que podem tornar o ambiente mais carregado e dificultar a entrada de luz natural. Opte antes por tecidos leves e naturais, como linho e algodão, de tons claros que criam a ilusão de uma divisão mais ampla.

Dicas para aproveitar da melhor forma a luz natural:

  • Pendure alguns espelhos na parede oposta à janela.
  • Decore as janelas com estores ou cortinados em tecidos naturais e de tons claros, que permitam que entre mais  luz.
  • Adquira acessórios decorativos com superfícies espelhadas que reflitam a luz e tapetes e carpetes de cores claras.

 

 

Iluminação eléctrica

Um boa iluminação eléctrica também é fundamental para criar um ambiente acolhedor e compensar a falta de luz natural existente numa divisão. Seja criativo e opte por escolher sistemas de iluminação originais para criar um efeito acolhedor e mais dramático na decoração do seu apartamento.

Dicas para aproveitar da melhor forma a luz eléctrica:

  • Escolha algo mais versátil que um simples candeeiro pendurado no teto da divisão e opte antes por escolher iluminação que crie focos em elementos decorativos de destaque.
  • Disponha a iluminação por camadas, prestando a devida atenção às diferentes necessidades do espaço. Por exemplo, deve colocar luzes no teto, mas complementar a iluminação com candeeiros de pé e de mesa.
  • Cada tipo de iluminação deve ser controlada de forma individual e autónoma.

Iluminação ambiente

Uma iluminação de ambiente, deve iluminar toda a divisão e deve ser regulável para criar diferentes tipos de iluminação e ambientes consoante a ocasião. Trata-se de um complemento à iluminação geral, que confere à decoração uma atmosfera mais acolhedora e convidativa.

 

 

Iluminação de destaque

Se pretender iluminar um elemento decorativo específico como uma escultura, moldura ou arte, opte por focos de luz direcionados, que devem ser mais brilhantes que a luz ambiente. A luz de destaque é usada para conferir mais textura e sombras à iluminação geral.

Exemplos:

  • Focos em molduras e quadros
  • Focos em prateleiras e estantes de livros
  • Focos direcionados para plantas ou outros elementos decorativos que precisem de ser destacados na decoração

 

 

Iluminação para tarefas

Uma luz apropriada para trabalhar não deve ofuscar quem faz uso dela e deve proporcionar conforto aos olhos de cada um, para levar a cabo as tarefas que é preciso desempenhar.

 

Dicas básicas para uma boa iluminação no apartamento
Inserido nas categorias Decoração de Casas, Decoração Espaços Pequenos

Etiquetas: , , , ,

Publicado por: em 6 Fevereiro, 2012

3 Comentários a “Dicas básicas para uma boa iluminação no apartamento”

  1. felicidade diz:

    como sempre estao de parabens

  2. é realmente lindo…
    maravilhoso…

  3. as ideias e a ergonomia de espaço perfeitas gosto muinto.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Como ter uma boa iluminação em casa | Melhor Amiga - [...] Decoração de Apartamentos var linkwithin_site_id = 555711; googletag.cmd.push(function() ...

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

© 2014. Todos os direitos reservados a Decoração de Apartamentos e | Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos | Contactos | Quem Somos | Politica de Privacidade