Decoração Espaços Pequenos

Dicas de decoração: decorar um estúdio

Se vive num apartamento estúdio, então sabe que está muito limitado pelo espaço para decorar. Contudo, isto não significa que a decoração não pode ficar funcional e bonita.

A complexidade de decorar um estúdio reside no facto deste tipo de espaço precisar de fazer face a diferentes funções como dormir, cozinhar, zona de refeições, de estar e até de trabalho num espaço único e partilhado. Torna-se por isso essencial criar a ilusão de áreas distintas, mas que ao mesmo tempo não possuam limites demasiado rígidos ou que dêem a noção de um espaço menor.

Seguem-se algumas dicas de decoração para saber como decorar um estúdio.

Confira-as, já abaixo!

Mobiliário de dimensões certas e multifuncional


Quando escolher o mobiliário para para o seu estúdio, não exagere no tamanho do mesmo. Lembre-se que o espaço disponível já é pequeno e não vai querer atulha-lo com demasiadas coisas, pois corre o risco de ainda parecer mais pequeno. Um guarda-roupa enorme pode parecer ideal, porque você teria muito espaço de armazenamento, mas também ocupa espaço valioso e pode acabar por dominar o apartamento. Armazenamento é, obviamente, um grande problema, mas opte antes por estantes mais estreitas em vez do grande guarda-roupa. Estantes na parede também são uma excelente opção, uma vez que não roubam espaço no chão, que pode ser utilizado para outras coisas.

 

estudio-apartamento

 

Para dormir, pode escolher um sofá cama, que servirá dupla função, ou então escolher colocar uma cama num dos cantos do estúdio. Certifique-se que escolhe uma cama que tenha espaço de arrumação por baixo, quer seja com sistema de gaveta ou simplesmente colocando caixas por baixo. Este tipo de camas são perfeitas para guardar, por exemplo, as roupas por estação ou a roupa de cama.

 

cama-cestas

 

O estilo contemporâneo de decoração costuma ser muito eficaz no que diz respeito a decorar um estúdio, uma vez que usa e abusa de superfícies de linhas simples e modernas, que facilmente consegue combinar com outros elementos. Aconselhamos que o combine também com diversos materiais naturais, como madeira ou pedra e com elementos decorativos em vidro ou em aço inoxidável para conferir um toque de maior requinte ao espaço. Por fim, adicionar algumas plantas naturais irá dar mais cor e vivacidade ao seu estúdio.

 

decor-estudio2

 

Aconselhamos ainda que pense em formas de dividir o espaço, ainda que apenas funcionalmente. A forma mais simples e fácil de fazer a divisão é com móveis, tais como estantes, mesas ou até o próprio sofá. Móveis mais altos devem ser usados para criar paredes improvisadas que separam as diversas áreas.

Se o espaço o permitir utilize separadores, como biombos ou painéis, para separar as diferentes zonas. Por exemplo, um simples biombo ou cortina podem conferir mais privacidade a uma zona de dormir ou trabalho.

Com estas dicas, decorar um estúdio torna-se muito mais fácil e funcional.



1 comentário

  1. Milly Barreiros 4 de Abril de 2015

Deixe o seu comentário

Nome : Email :