Decoração de Casas

Dicas de decoração: escolher o revestimento das paredes e chão

Existem diversas opções de revestimento para as paredes e  o chão da sua casa, sendo que um dos mais populares é o revestimento em formato como o azulejo ou o mosaico.

Por isso, quer opte por escolher pavimentos duros, como azulejos cerâmicos, mármore, terracota, pedra ou até por alguns dos revestimentos mais macios, como é o caso do pavimento de vinil e cortiça, vai rapidamente descobrir que este tipo de revestimentos oferecem diversas vantagens decorativas e funcionais relativamente a outro género de opções.

Ao escolher o revestimento das paredes e chão é preciso ter em conta características como maior resistência, durabilidade e beleza, fatores predominantes e fundamentais que contribuem para a escolha do tipo de revestimento mais adequado.

 

 

Podemos dividir este tipo de revestimentos em duas categorias:

  • Os mais duros, que incluem o cerâmico, terracota, ardósia, pedra, mármore, entre outros e que oferecem um vasto leque de possibilidades de cores, texturas e acabamentos. A sua instalação é mais complexa que os revestimentos mais macios, mas também acabam por se revelar a opção mais durável. Em alguns casos, como a terracota, o revestimento dura uma vida ou de geração para geração, melhorando com o passar do tempo.
  • Os mais macios, como é o caso dos revestimentos em vinil ou cortiça, mais suaves e confortáveis ao pisar, são também geralmente mais baratos que a opção anterior, dos revestimentos mais duros e cerâmicos. São mais simples de instalar, não sendo necessário, na maioria das vezes, grande habilidade ou técnica para o trabalho ficar bem feito. Estão disponíveis nos mais diversos modelos, formatos e estilos e podem ser utilizados em praticamente todas as divisões da casa, até mesmo nas mais húmidas, desde que tenham uma boa camada isolante.

 

 

Uma das opções mais utilizadas em decoração para revestir as paredes da casa é o grés cerâmico. As argilas utilizadas na sua composição não são tão brancas ou puras quanto as de porcelana o que possibilita uma enorme gama de cores. Após a queima tornam-se ainda impermeáveis, o que o torna na escolha ideal para divisões como banheiros ou cozinhas.

 

 

Também os azulejos e mosaicos são escolhas bastante populares, como mencionámos anteriormente. Ambos são feitos de materiais naturais e estão disponíveis nos mais variados modelos, cores e formatos. No entanto, existem algumas diferenças entre os dois: o azulejo apresenta pouca espessura e quase sempre é quadrado, enquanto que o mosaico é maioritariamente retangular, mais grosso e de maiores dimensões. Estão também disponíveis em diversos tipos de acabamento, sendo o com brilho o mais popular e fácil de limpar e podem ser aplicados tanto no chão como nas paredes. Tudo depende do seu gosto pessoal e da sua necessidade, uma vez que no mercado irá encontrar diversas opções e modelos deste tipo de revestimento.



3 Comentários

  1. Elfa Martins 12 de Setembro de 2012
  2. Lígia Batista 20 de Setembro de 2013
  3. Lígia Batista 20 de Setembro de 2013

Deixe o seu comentário

Nome : Email :