Decoração de Casas

Dicas de decoração: principais erros a evitar

Facilmente encontra artigos em revistas, na Internet ou até programas de televisão  que lhe explicam como decorar o apartamento nos mais diversos estilos e formas. Mas também precisa de se informar acerca dos principais erros a evitar na decoração, de forma a conseguir um ambiente convidativo e confortável.

Por vezes as nossas escolhas nem sempre são as mais acertadas, principalmente quando nos deixamos levar pelo impulso do momento em vez de iniciarmos a decoração com uma noção concreta de como determinado elemento decorativo se vai enquadrar com a restante decoração do espaço.

Por isso, embora se deva sentir à vontade para decorar o seu apartamento conforme os seus gostos e preferências, seguir as nossas próximas dicas de decoração vai-lhe permitir evitar alguns dos erros mais comuns, que acabam por deitar por terra todos os seus incansáveis esforços para conseguir uma decoração fantástica.

Seguem-se então as dicas:

  • Não escolha primeiro as cores das paredes – Há um número quase ilimitado de cores para as paredes do seu apartamento por onde pode escolher. Algumas lojas especializadas em tintas até lhe permitem personalizar a cor ao seu gosto, produzindo uma tonalidade que combine com os restantes elementos decorativos presentes na decoração. Por esta razão alguns decoradores aconselham que a escolha das cores para as paredes seja deixada para depois. É bem mais difícil encontrar um sofá que combine com a cor da parede que já escolheu do que escolher posteriormente uma cor que combine com o sofá e restantes elementos decorativos que já possui. A menos que opte por uma cor neutra, escolher primeiro as cores para as paredes pode limitar as suas opções e escolhas futuras.
  • Não ignore um ponto focal natural –  Se a divisão possui um foco de destaque natural, como é o caso de uma lareira ou uma janela grande, decore-o de forma a ficar o ponto central da decoração.
  • Não coloque todos os móveis junto às paredes – A menos que esteja realmente limitado pelo tamanho e formato da divisão, evite colocar todos os móveis diretamente contra as paredes. Como alternativa disponha-os em pequenos grupos, no centro ou zonas com funções específicas, pois o espaço irá ficar mais acolhedor e propício ao convívio.
  • Não adquira móveis grandes e pouco funcionais que dificultem a passagem – Prefira móveis embutidos, modulares ou feitos por medida que ocupam menos espaço e são mais práticos e funcionais. No caso de o apartamento ser pequeno, a existência de demasiado mobiliário vai torna-lo ainda mais pequeno. Quando possível opte por móveis que sirvam vários propósitos, como por exemplo um sofá cama ou uma mesa de refeição extensível, que também pode ser utilizada como mesa de trabalho.
  • Não exagere na utilização de acessórios – Um dos erros mais comuns que muitos de nós cometemos ao decorar é cair no excesso.  Prateleiras cheias de bonecada e lembranças vão tornar o apartamento demasiado cheio e quase claustrofóbico. Tente sempre manter prateleiras e estantes livres de desordem, para que o espaço pareça maior. Esta regra também se aplica na decoração das paredes. Evite pendurar demasiadas molduras e quadros.
  • Não compre acessórios e mobiliário baseando-se apenas no preço – Nunca ouviu dizer “o que é barato sai caro”? Esta velha máxima aplica-se também à decoração. É certo que pode conseguir bons negócios, mas no caso de elementos decorativos que vão ser bastante usados (como é o caso de um sofá), então talvez seja aconselhável poupar um pouco de dinheiro para conseguir adquirir um de melhor qualidade.

 



6 Comentários

  1. Alzira Da Silva Raymundo 28 de Fevereiro de 2012
  2. Cleide Machado de Oliveira 28 de Fevereiro de 2012
  3. Monica da Mata 29 de Fevereiro de 2012
  4. Veroka Lima 29 de Fevereiro de 2012
  5. Milly Barreiros 12 de Outubro de 2012
  6. Idalina Francisco 6 de Março de 2013

Deixe o seu comentário

Nome : Email :