Decoração com Tapetes

Dicas para comprar tapetes

Se está a pensar comprar um tapete certamente se depara com algumas dúvidas pertinentes, como o tamanho, preço ou material adequado a escolher. Embora comprar tapetes pareça ser uma tarefa simples, a verdade é que requer alguns conhecimentos e atenção a alguns detalhes, como o material em que é confeccionado, o tamanho ideal, a localização em que vão ser colocados e a melhor loja para os adquirir. Siga as nossas dicas para comprar tapetes e faça a escolha mais acertada.

Aspectos a ter em conta


Informe-se acerca dos vários tipos de tapetes existentes no mercado, assim como das lojas que praticam o melhor preço e qualidade. Compre sempre primeiro com os olhos e só depois com a carteira. Quem lhe garante que não vai encontrar um tapete mais bonito noutro local. Pesquise e consiga o melhor negócio antes de se comprometer. Se o tapete que mais aprecia é o mais caro, tente encontrar uma opção semelhante dentro do seu orçamento.

Hoje em dia existem tapetes de todos os formatos, texturas, materiais, tamanhos e para todos os bolsos. Depois de decidir qual o tapete que mais se adequa ao seu gosto pessoal, tenha em consideração se este se adapta à divisão em que está a pensar coloca-lo e apresenta o tamanho adequado. Se está a pensar colocar o tapete numa zona bastante movimentada da casa e com passagem regular de pessoas, então deverá optar por um tapete de elevada durabilidade e de limpeza fácil. Caso o tapete esteja localizado numa zona mais resguardada poderá dar primazia à beleza em detrimento da resistência.

Tapetes para cada divisão da casa

Tenha em atenção que os tapetes não têm que combinar na perfeição com toda a decoração do ambiente. O essencial é complementem a cor das paredes e dos móveis. Um tapete pode fazer toda a diferença no ambiente de uma divisão, por isso tenha cuidado com a sua escolha.

Se for comprar um tapete para a sala de estar, por exemplo, este deve combinar com o estilo e dimensão do sofá. Numa sala de estar já tem de ter em conta não só o tamanho da mesa, como também o espaço que as cadeiras vão ocupar durante a refeição. O tapete que fica por debaixo de uma mesa de jantar deve ter pelo menos mais 50 cm para cada lado, ou seja,  a medida ideal seria de 300×240. Não se esqueça de ter em conta que sendo um tapete localizado numa zona de refeições terá de ser durável e resistente a possíveis nódoas.

Para o quarto deverá optar por tapetes mais fofos que transmitam maior conforto. Pode dispor um tapete de cada lado da cama, ou optar por apenas colocar um por debaixo da cama, deixando sempre um espaço à frente e de lado da cama para ter contacto com os pés. A medida ideal para um tapete de quarto de casal seria de 260×180.

Use tapetes para criar focos

Os tapetes são um elemento decorativo perfeito para criar focos de interesse numa divisão. Se quiser que o tapete seja o foco central de uma sala, opte por comprar um tapete com padrões arrojados e cores vibrantes. O resultado será ainda mais eficaz se o mobiliário e objectos decorativos presentes no ambiente forem de cores neutras. Caso prefira destacar os seus móveis, então opte por padrões e cores mais subtis. Vários tapetes de dimensão mais reduzida que complementem a cor do mobiliário  podem funcionar melhor neste tipo de situação.

Os tapetes podem ainda reflectir os seus gostos pessoais. Na hora de comprar tapetes pode optar por escolher tapetes com logótipos das suas equipas ou bandas favoritas, animais predilectos ou convicções religiosas. Siga as nossas dicas para comprar tapetes e personalize cada divisão de forma divertida e com a melhor relação preço/qualidade.




2 Comentários

  1. Milly Barreiros 11 de Novembro de 2012
  2. gabriela 23 de Setembro de 2013

Deixe o seu comentário

Nome : Email :