Decoração com Tapetes e Carpetes Limpeza de Carpetes Limpeza de Tapetes

Dicas para tapetes e carpetes mais duráveis

Hoje em dia podemos ver tapetes e carpetes em qualquer espaço, uma vez que nos proporcionam mais conforto e tornam o ambiente mais acolhedor. Mas os tapetes e carpetes para além de serem uma excelente forma de decorar a sua casa, são também um valioso investimento, pois alguns destes populares acessórios decorativos são considerados arte ou até peças de colecção, passadas de geração em geração. São por isso necessários alguns cuidados essenciais que permitam tornar as suas carpetes e tapetes  mais duráveis, tais como uma limpeza regular.

Fique agora a conhecer outra dicas para ter carpetes e tapetes duráveis:

  • Compre um bom aspirador – Engane-se se pensa que todos os aspiradores são iguais. Quando pensar em fazer a  limpeza de tapetes e carpetes adquira um aspirador que tenha poder de sucção suficiente para aspirar até as poeiras mais entranhadas nas fibras. É a sujidade que se fixa mais profundamente nas fibras que acaba por causar maior desgaste e diminuir consideravelmente a vida útil dos seus tapetes e carpetes. Por isso faça um investimento um pouco maior no aspirador, que irá compensar mais tarde na durabilidade dos tapetes e carpetes.
  • Faça uso do seu bom aspirador – Já que comprou um aspirador fantástico, capaz de fazer inveja até às suas vizinhas, então faça bom uso dele. Uma aspiração regular é uma das formas mais eficazes e rápidas de manter os tapetes e carpetes limpos e de adiar o seu desgaste.
  • Limpe-os pelo menos uma vez por ano – Para além da aspiração é fundamental fazer a limpeza dos tapetes e carpetes pelo menos uma vez por ano. Se o tapete está localizado numa zona de maior passagem, então essa limpeza ainda deverá ser mais frequente. Se possível opte por uma limpeza profissional, feita por profissionais que sabem qual o tipo de limpeza e produtos mais adequados a cada tipo de fibra, ou uma limpeza através de produtos à venda em lojas especializadas.
  • Limpe as nódoas o mais cedo possível – Remova qualquer tipo de nódoa assim que esta cair no tapete ou carpete. Siga as instruções de limpeza do fabricante ou use uma solução de limpeza caseira eficaz. Lembre-se que se a nódoa secar é mais difícil de remover.
  • Tire os sapatos quando chegar a casa – Evite andar com os sapatos que usa na rua em cima dos tapetes e carpetes da sua casa. Em alternativa troque-os por confortáveis chinelos. Mesmo limpando os sapatos à entrada da casa, pequenas partículas de sujidade ficam presas na sola dos sapatos e passam para as fibras dos seus tapetes e carpetes quando os pisa.
  • Mas evite andar descalço – Andar descalço em cima dos tapetes e carpetes é tão prejudicial como pisa-los com sapatos de rua. Embora não se aperceba os seus pés ao suar deixam manchas nas fibras que atraem outro tipo de sujidades. Por isso evite ter os pés nus em cima de tapetes e carpetes.
  • Use passadeiras e pequenos tapetes em zonas de maior passagem – Em zonas muito usadas e de grande passagem de pessoas opte por usar passadeiras e tapetes pequenos em cima das carpetes. São fáceis de limpar ou até mesmo de substituir.


Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.