Decoração de Casas

Escolha do mobiliário: aliar conforto a estilo

Conseguir um ambiente confortável e convidativo nem sempre é tarefa fácil. Normalmente esse efeito é conseguido através da combinação de diversos fatores que tornam a decoração coesa e agradável.

As divisões mais bem decoradas e acolhedoras normalmente costumam ser aquelas que aliam o conforto ao estilo, com uma combinação dos gostos pessoais do proprietário, mobiliário confortável e diversos acessórios decorativos. Mas mobilar uma casa para além de ser, na maioria das vezes, uma tarefa dispendiosa, pode também transformar-se rapidamente numa experiência avassaladora quando nos deparamos com as inúmeras opções disponíveis no mercado.

Por essa razão e, para auxiliar nas suas escolhas, deixamos algumas dicas para mobilar a casa, mantendo o conforto e o sentido de estilo como principais prioridades.

Escolha do mobiliário


Se não é a sua primeira casa é possível que se dê o caso de ter indo acumulando ao longo dos anos diversos estilos distintos de mobiliário, que foram utilizados também em diversas renovações da decoração ou que simplesmente comprou impulsivamente. Mas estas diferentes peças de mobiliário podem não combinar bem entre si. Por isso, o primeiro passo para conseguir um ambiente mais confortável é escolher as peças que pretende manter na nova decoração da divisão e ver-se livre daquelas que estão a mais ou que não combinam minimamente.

De seguida procure por mobiliário adicional, mas que acima de tudo seja  funcional, que reflita a sua personalidade e que se adapte ao estilo de decoração que pretende. Lembre-se que muitas vezes o preço nem sempre é sinal de qualidade. Pode conseguir encontrar bons móveis em lojas com desconto ou em sítios que menos espera. O fundamental é que as novas peças se encaixem com o restante mobiliário presente na divisão e que o tornem mais harmonioso e confortável.

 

 

Disposição do mobiliário

Antes de adquirir qualquer peça de mobiliário, observe bem o espaço disponível e conheça as suas limitações. Para conseguir um ambiente confortável  lembre-se que é fundamental que disponha de bastante espaço no interior da divisão para se movimentar facilmente, sem ter de ir contra peças de mobiliário demasiado grandes ou que tenham sido colocadas no sitio errado. Na altura de decidir qual a melhor disposição para o mobiliário no interior da divisão tenha em consideração também a função desta duvisão e as necessidades da sua família.

Também tenha em conta que, muitas vezes, os seus gostos podem ser incompatíveis com o espaço a decorar. Pode gostar muito de uma cama enorme, com mesa de cabeceira, cómoda e roupeiro a condizer, mas se as dimensões do quarto não permitirem um mobiliário tão grande, então a divisão irá acabar por parecer demasiado cheia e desorganizada.

Avalie as dimensões da divisão, assim como os caminhos de passagem. Faça experiências com diversos posicionamentos diferentes sítios para os móveis, até encontrar a disposição mais adequada e que funcione com o espaço disponível e fluxo de tráfego. Ou seja, evite impedir a passagem e acesso a outras divisões, janelas ou portas com uma disposição errada dos móveis. Só desta forma irá conseguir aliar conforto e estilo, tudo numa mesma decoração.

 

 



2 Comentários

  1. Fernando Costa 25 de Fevereiro de 2012
  2. Fatima Camargo 4 de Março de 2012

Deixe o seu comentário

Nome : Email :