Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos

Como escolher o profissional de decoração

Você é daquelas pessoas cheias de compromissos pessoais, tem uma vida agitada e não consegue se envolver naquele projeto de reforma da sua casa ou apartamento? E quando olha para aquela enorme paleta de cores e tecidos fica confuso e não sabe por onde começar?

Ou então comprou em uma viagem algumas peças interessantes que gostaria de colocar em um local da sala ou do quarto, mas na prática não sabe bem o que fazer com elas? Você e sua família/companheiro não conseguem entrar em um consenso sobre como devem decorar o banheiro, quarto ou escritório?

Se você respondeu sim a todas as perguntas ou à grande maioria delas, então está na hora de procurar um profissional especializado em decoração.

Mas, quando se fala em arquitetos e decoradores, acredita-se ser um profissional cuja atribuição é resumida em seu conhecimento da estética do ambiente. Errado, os bons profissionais são muito mais que isso, e seus conhecimentos muito maiores do que imaginamos.

Considerada uma profissão complexa, pois abrange várias áreas como magistério, consultoria, perícias e execução de obras, o arquiteto é capaz de cuidar, além do projeto de arquitetura, da instalação hidráulica, das ligações de esgoto e gás e do paisagismo.

como-escolher-o-profissional-de-decoracao1

Como escolher um decorador profissional

Mas você deve estar se perguntando, como devo escolher um decorador profissional (designer de interiores)? Fácil. Para isto existem as referências pessoais (busque familiares e amigos, eles podem conhecer ou até já ter trabalhado com algum), associações profissionais (muitos pertencem a associações relacionadas à área de atuação) e internet (este meio só tende a crescer cada vez mais e hoje existem diversas ferramentas que proporcionam a autopromoção – Twitter, Facebook, sites ou blogs).

Quando pensar ou precisar contratar os serviços de um decorador, é importante ter a consciência de que, como em todas as profissões, existem os bons e maus profissionais, portanto, alguns aspectos devem ser observados para evitarem-se surpresas:

  • O fator de escolha de um profissional nunca deve ser pelo baixo valor cobrado pelo mesmo (o valor pode estar ligado a pouca experiência e falta de competência do arquiteto). Vale ressaltar que o Sindicato dos Arquitetos criou uma tabela que rege tais honorários.
  • Antes de contratá-lo peça para conhecer seu trabalho e se possível ver fotos de casas ou apartamentos que foram decorados por ele.
  • Procure referências de seus trabalhos já realizados.
  • Converse com o profissional e veja o que ele pode lhe oferecer e como pretende realizar o trabalho de decoração.
  • Fique atento quanto às necessidades legais para a aprovação do projeto e execução da obra.
  • Pergunte ao profissional quais responsabilidades serão assumidas por ele.
  • Só contrate um serviço após ter firmado um contrato onde é explicitado de forma minuciosa tudo o que se relaciona à obra para que depois não haja nenhum problema.
  • Participe da elaboração do projeto e dê sugestões, fale tudo o que deseja antes de o projeto começar a ser executado. A obra tem que atender às suas necessidades e não às do arquiteto.

Se tiver dúvidas sobre a reforma de sua casa ou apartamento, mas deseja que o seu local de moradia seja uma verdadeira obra-prima, classificada como original ou diferente, confira algumas dicas de decoração que podem tornar a sua casa mais moderna, clean e aconchegante.

Basta acompanhar o www.decoracaodeapartamentos.com

Como escolher o profissional de decoração
Inserido nas categorias Decoração de Casas

Etiquetas: , ,

Publicado por: em 25 Novembro, 2016

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

© 2017. Todos os direitos reservados a Decoração de Apartamentos e | Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos | Contactos | Quem Somos | Politica de Privacidade
Nome : Email :