Decoração com Tapetes e Carpetes Limpeza de Tapetes

Limpeza de tapetes de algodão

Tapetes de algodão são uma boa escolha para decorar zonas de maior tráfego da casa, com mais propensão para ocorrência de nódoas, como é o caso da cozinha, ou  zonas de refeição.

Para além de servirem como elemento de decoração muito popular, os tapetes de algodão são também muito funcionais, protegendo o chão de sujidades e desgaste. O algodão é conhecido por ser hipoalergénico, ou seja não provoca irritações nem causa alergias. Se sofre de alergias ou doenças relacionadas com problemas respiratórios, então os tapetes de algodão podem ser a escolha perfeita para decorar a sua casa.

Os tapetes de algodão estão disponíveis em todas as formas, tamanhos e cores, por isso é fácil de encontrar um que combine na perfeição com a a decoração da sua casa. Quando bem cuidados, os tapetes de algodão podem durar por muitos anos, mantendo-se bonitos e com as suas cores de origem intactas.

Dicas para limpar tapetes de algodão


  1. Os tapetes de algodão são feitos exclusivamente com fibras naturais e, como sucede com outro tipo de tapetes de fibras naturais, são  especialmente vulneráveis ​​e sensíveis a agentes de limpeza demasiado agressivos. Em caso de dúvida quanto ao efeito que um agente de limpeza pode ter na cor ou fibras do tapete, então o aconselhável é aplicar uma pequena quantidade da solução de limpeza numa parte menos visível, de forma a ter certeza que é seguro de utilizar em todo o tapete.
  2. Espere alguns minutos para que o produto actue e possa ver com exactidão quais os resultados da sua aplicação. Se não existir nenhuma descoloração ou dano às fibras, então pode lavar o tapete com a solução de limpeza.
  3. Não permita que nódoas de alimentos ou bebidas se entranhem nas fibras de algodão, pois corre o risco de se tornarem permanentes. Quanto mais cedo a mancha for removida, mais fácil é limpá-la, conseguindo também desta forma prolongar a vida útil do seu tapete de algodão.
  4. Como o tapete é feito de algodão, a maioria destes tapetes pode ser lavado na máquina de lavar. Mas, antes de o fazer, verifique as instruções de lavagem na etiqueta do fabricante. Se a limpeza na máquina de lavar roupa não for um método recomendado, então faça a lavagem à mão com um pouco de detergente neutro.
  5. Depois da lavagem é preciso enxaguar o tapete, de forma a que qualquer vestígio de detergente seja totalmente removido. De seguida o tapete deverá ser colocado a secar. Evite secar tapetes de algodão na máquina de secar, uma vez que a temperatura desta é demasiado elevada para as fibras naturais de algodão, podendo fazer com que o tapete encolha. Coloque o tapete a secar no exterior, mas evite uma grande exposição solar directa, pois pode levar a que o tapete perca a sua cor original.
  6. Por fim, evite torcer tapetes de algodão. O algodão é um material delicado e não deve ser torcido ou espremido, pois corre o risco do tapete perder a sua forma original e até de ficar irremediavelmente danificado.


Deixe o seu comentário

Nome : Email :