Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos

Limpeza de tapetes e carpetes de fibras sintéticas

Os tapetes e carpetes de fibras sintéticas são uma boa opção para áreas de maior passagem e uso. São duráveis e resistentes, para além de estarem disponíveis nos mais diversos tamanhos e formatos. No entanto, e como acontece com outro tipo de tapetes e carpetes, é necessário ter cuidados regulares para que as fibras sintéticas mantenham a sua aparência e beleza originais. A limpeza de tapetes e carpetes de fibras sintéticas é muito simples, mas obedece a alguns cuidados específicos. Em seguida damos-lhe uma receita caseira para conseguir fazer a sua limpeza de forma mais económica.

Receita para limpar tapetes e carpetes de fibras sintéticas

Os tapetes de fibras sintéticas são mais baratos e fáceis de manter. Não se deformam com facilidade, mantendo a sua forma original sem apresentarem desgaste acentuado das suas fibras. A limpeza de tapetes e carpetes de fibras sintéticas é também bastante mais fácil e rápida que a limpeza em tapetes e carpetes de fibras naturais. Para manter este tipo de tapetes e carpetes limpos basta manter uma rotina de limpeza semanal, de forma a remover toda a sujidade e poeiras que se vão acumulando na sua superfície. Este processo requer apenas alguns produtos e utensílios básicos de limpeza.

  • Aspire o tapete e a carpete regularmente, de preferência diariamente se estiver localizado numa área de grande passagem de pessoas ou se existirem crianças ou animais na habitação. Caso tal não seja possível, tente pelo menos aspirar uma vez por semana, complementando com o varrer de uma vassoura de fibras suaves pelo menos duas vezes por semana. Lembre-se que a limpeza deverá ser regular para evitar que a sujidade se comece a entranhar na superfície dos tapetes e carpetes, acabando por se poderem criar nódoas de difícil ou impossível remoção posteriormente. Além disso, se o tapete ou a carpete ficar húmido ou molhado, as poeiras podem tornar-se em inestéticas manchas de lama.
  • Para conservar a beleza e aspecto original dos tapetes e carpetes de fibras sintéticas é importante que se limpe qualquer nódoa o mais rapidamente possível, de preferência logo após o momento em que o acidente acontece. A forma mais eficaz de o fazer é utilizando um pano branco limpo, não tingido, para absorver o excesso de líquido ou resíduo sólido na zona afetada. Evite a todo o custo esfregar ou pressionar demasiado o pano nas delicadas fibras, ou poderá correr o risco de espalhar ainda mais a nódoa. Pressione gentilmente o pano contra a superfície do tapete ou carpete e posteriormente seque com uma folha de papel de cozinha ou um pano seco limpo. Repita o processo quantas vezes forem necessárias para eliminar o excesso de líquido ou sujidade.
  • De seguida, faça uma mistura de limpeza com uma colher de chá de um detergente líquido para tecidos delicados mais uma colher de chá de vinagre branco. Coloque a mistura num recipiente para borrifar e encha-o com um pouco de água morna. Agite bem e borrife esta mistura sobre a zona afetada do tapete ou carpete. Esta mistura vai fazer com que a sujidade mais entranhada volte novamente para a superfície, de forma a ser mais fácil remover a nódoa.
  • Aguarde alguns minutos para que a mistura faça efeito e volte a utilizar um plano limpo e seco ou papel de cozinha para limpar a sujidade. Se necessário pode voltar a repetir o processo até que a nódoa desapareça. Para finalizar,  borrife a zona com água fria limpa para enxaguar qualquer resíduo de detergente que tenha ficado na superfície do tapete ou carpete. Lembre-se que se todo o detergente não for eficazmente removido poderá atrair mais sujidade e poeiras, acabando por piorar a nódoa.

Esta é apenas uma das inúmeras formas de fazer a limpeza de tapetes e carpetes de fibras sintéticas de forma económica, simples e rápida. Para nódoas mais profundas pode adquirir produtos químicos específicos para tapetes e carpetes de fibras sintéticas à venda nas lojas especializadas ou grandes superfícies.

Limpeza de tapetes e carpetes de fibras sintéticas
Inserido nas categorias Limpeza de Carpetes, Limpeza de Tapetes

Etiquetas: , , , ,

Publicado por: em 27 Janeiro, 2012

2 Comentários a “Limpeza de tapetes e carpetes de fibras sintéticas”

  1. Thayna Borges diz:
    linda da mama
  2. Thayna Borges diz:
    linda da mama

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

© 2017. Todos os direitos reservados a Decoração de Apartamentos e | Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos | Contactos | Quem Somos | Politica de Privacidade
Nome : Email :