Decoração de Casas

Perguntas que deve colocar ao seu designer de interiores

Quer tenha mudado há pouco tempo para uma casa nova ou apenas pretenda renovar a decoração de determinada divisão, ou té da casa inteira, pode sempre recorrer à ajuda de um designer de interiores para aconselhar e auxiliar nas diversas decisões e opções que tem pela frente.

Contudo, antes de contratar o designer de interiores mais adequado para transformar a decoração, segundo os seus gostos pessoais e preferências, deve ter sempre o cuidado de lhe colocar algumas perguntas importantes. Desta forma vai garantir que contrata a pessoa mais indicado para levar a cabo a sua visão de decoração para o espaço.

Credenciais


Antes de proceder a qualquer contratação certifique-se que pede a cada designer de interiores pelas suas referências e credenciais. Descubra também o local de formação dos decoradores  e tente inquirir acerca de algum tipo de afiliações profissionais que possam ter. Desta forma ficará mais à vontade e confiante ao saber qual o nível de formação e especialização da pessoa que ficará encarregue de elaborar o projecto de decoração da sua casa.

Portefólio

Pergunte ao designer de interiores pelo seu portefólio e se pode ver alguns dos trabalhos que ele fez para outros clientes. A maioria dos profissionais desta área irá ter, hoje em dia, um portefólio disponível para visualização tanto em formato tradicional como em formato digital na Internet. Desta forma consegue ver facilmente os trabalhos que o designer efectuou anteriormente e que podem ser semelhantes ao que está a pensar para a decoração da sua casa.

Anos de experiência

Mesmo tendo visto já o portefólio e as credenciais do designer de interiores, tente também averiguar há quanto tempo o designer tem vindo a desenvolver este tipo de trabalho a nível profissional. Quanto mais anos de experiência o designer possuir, mais confiante você se poderá sentir em relação aos projectos de renovação e decoração mais complexos que este lhe pode vir a propor, tais como a demolição de uma das paredes da casa ou a substituição do piso de uma divisão.

Requisitos de trabalho

Durante a sua primeira reunião com o designer, pergunte-lhe se quer assumir um projeto para a casa toda ou se está disposto a trabalhar apenas num dos quartos ou área da casa. Alguns designers só aceitam dedicar-se a um projeto se este envolver toda a casa. Certifique-se que este pormenor fica bem esclarecido antes de assinar qualquer tipo de contrato.

 

Orçamento

Diga sempre ao seu designer qual é o orçamento que tem em mente para a renovação da decoração da casa e pergunte-lhe se é possível levar a cabo um projecto, que esteja de acordo com os seus gostos e preferências, mas que cumpra este orçamento estipulado. Desta forma assegura que sabe exactamente o dinheiro que vai ser necessário antes de iniciar qualquer trabalho.

Pagamento

Pergunte ao designer como se  efectua a forma de pagamento e qual o valor do sinal a pagar para este iniciar o projecto. Entrem em acordo acerca de um plano de pagamento que agrade a ambas as partes.

Duração do projecto

Peça ao seu designer de interiores por uma previsão em relação à duração de todo o projecto de decoração, de forma a que você e a sua família possam fazer todos os ajustes necessários em termos de acomodações e outro tipo de situações . Tenha também em conta que este tipo de projetos normalmente podem levar mais tempo do que o previsto, de modo que deve estar preparada para que o prazo previsto para a sua conclusão dure pelo menos por mais duas semanas.

Contrato

Informe-se bem sobre todos os aspectos do contrato, entre você e o designer de interiores, para que não haja mal-entendidos futuros durante todo o processo de decoração. Esclareça também quaisquer dúvidas que tenha e peça esclarecimentos sobre algum ponto que precisa de ter mais certezas.

Equipa de construção

Pergunte também se o designer de interiores precisa que contrate uma equipa de profissionais, nas mais diversas áreas de construção, para executar o projeto. Alguns designers possuem e gostam de trabalhar com a sua própria equipa de construção. Certifique-se que sabe com alguma antecedência acerca deste pormenor, de forma a saber se será necessário ou não contratar mais pessoas para o projecto de decoração e qual será o orçamento desta contratação extra.



Deixe o seu comentário

Nome : Email :