Decoração com plantas Decoração de Casas

Plantas para decoração: a urze

A urze é uma planta de rara beleza, que consegue dar um bonito toque de cor a qualquer apartamento. É uma planta simples de manter em interior, necessitando apenas de alguns cuidados essenciais para se manter bonita e saudável.

A urze pode apresentar diversas cores, que vão desde o rosa ao vermelho, passando também pelo branco ou pelo roxo e malva. É também muito utilizada em exteriores, na decoração de jardins e espaços públicos.

Este arbusto de flores pequenas é ideal para decorações mais campestres, agradando tanto a quem tem gostos mais simples, mas não deixando os mais sofisticados indiferentes.

Origem e características da urze


A urze existe em diversas espécies, sendo já conhecidas pelo menos 500 diferentes. Grande parte destas variedades são provenientes da África do Sul.

Esta planta é na realidade um arbusto que produz bonitas e pequenas flores de cores intensas, que vão desde o roxo vibrante aos mais puro dos brancos. Ambienta-se bem a qualquer tipo de ambiente, sendo muito utilizada para decorar o interior de apartamentos, terraços e varandas.

A época de floração da urze ocorre no final de outono e inicio do inverno, sendo a variedade branca a que floresce mais cedo. A dica que lhe damos quando quiser comprar uma urze é escolher a planta que estiver já em flor e que tenha as folhas flexíveis. O substrato também não deverá estar seco.

 

Cuidados essenciais

A urze é de fácil manutenção, no entanto, como acontece com qualquer tipo de planta precisa de alguns cuidados essenciais para se manter bonita e apresentar um desenvolvimento saudável.

É uma planta de necessita de bastante luz, devendo por isso ficar num local bem iluminado da casa em que receba luz solar direta. Uma boa opção é coloca-la em frente à janela ou então no terraço ou varanda.

Não é uma planta que tolere muito bem temperaturas muito elevadas, sendo a temperatura ideal até aos 15ºC. Tenha em conta que quanto mais alta for a temperatura, menos tempo durará a urze.

Em relação à rega, esta deverá ser feita pelo menos duas vezes por semana, tendo sempre o cuidado de manter o substrato húmido entre regas.

A adubação apenas é necessária na época em que a urze estiver a florescer. Durante esta altura deverá adicionar um pouco de adubo líquido à água da rega, a cada duas semanas.

Problemas frequentes:

  • Os talos partem-se facilmente: Uma das principais razões para a fragilidade da planta é  a falta de água. Regue-a pelo menos duas vezes por semana e mantenha a terra sempre húmida. Se a planta estiver muito seca, introduza-a num balde com água e deixe-a ensopar bem e depois retire-a passado cerca de uma hora.
  • Insectos castanhos: Para eliminá-los basta pulverizar a urze com um insecticida próprio para plantas. Se os insectos persistirem repita a aplicação de acordo com as instruções do fornecedor.
  • Folhas a cair: Se a planta apresentar um cheiro estranho e as folhas a cair em demasia, então o mais provável é que as raízes tenham apodrecido devido a excesso de água. Nestes casos já não existe nada que se possa fazer para salvar a planta.


3 Comentários

  1. marinei 30 de Agosto de 2011
  2. Maristela 15 de Novembro de 2011
    • Decoração 15 de Novembro de 2011

Deixe o seu comentário