Decoração com plantas Decoração de Casas

Plantas para decoração: Amarilis

A amarilis é uma das plantas que melhor se adapta ao interior do apartamento e o seu cultivo em vasos tornou-se muito popular em todo o mundo. Com os cuidados adequados a amarilisflores grandes, muito vistosas, com folhagem que pode manter-se até durante o inverno. É uma planta de rara beleza, mas que quase não dá trabalho. Neste artigo mostramos-lhe o que precisa de fazer para que a amarilis se mantenha bela e dure vários anos.

Origem e características da amarilis


A amarilis pertence à família das Amaryllidaceae, de nome científico Hippesastrum. É uma planta originária do centro e do sul da América, havendo diversas espécies que produzem flores das mais diversas cores. Apresenta flores agrupadas em hastes florais e folhas verdes e compridas que surgem a seguir à floração, embora às vezes possam surgir na mesma altura. A época ideal para plantar os seus bolbos é no Inverno, para que dêem flores em apenas algumas semanas.

Cultivo e transplante

Para a cultivar opte por vasos de dimensões um pouco maior que o bolbo, de forma a favorecer o seu crescimento. Coloque o bolbo no substrato, de forma a ficar coberto em dois terços, tendo o cuidado de deixar a parte superior ao ar. Deverá ainda colocar uma camada de areia para que se dê uma boa drenagem. Deverá ser regada uma vez por semana, até que a planta floresça.

Bolbos maiores produzem flores maiores, podendo chegar a medir até 20 cm de diâmetro dependendo da sua variedade. Flores de espécies anãs, irão dar, naturalmente, flores mais pequenas. A amarilis Belladona, também conhecida como açucena rosa, é conhecida por dar flores muito grandes e apresentar um bolbo mais robusto e maior que as restantes.

Para que os bolbos durem durante vários anos é recomendável que os transplante a cada três ou quatro anos, mas lembre-se que não precisa de usar vasos muito grandes para os colocar.

Pode multiplicar estas plantas cortando o bolbo em gomos e plantando-os em diferentes vasos. Em alternativa, pode separar os pequenos bolbos que nascem à volta do grande e planta-los separadamente. Se preferir pode ainda adquirir sementes de amarilis e plantar, embora o processo de crescimento seja mais demorado.

Cuidados essenciais

A amarilis cresce melhor em temperaturas amenas, não suportando temperaturas inferiores a 6ºC. A temperatura ideal para o seu desenvolvimento saudável situas-se na média dos 18ºC, enquanto está em flor, período em que também necessita de bastante luz, embora não direta. Deverá mudar a planta para um local mais escuro e seco quando caírem as suas flores.

Regue a planta por baixo, pois se se molham as flores ou folhas poderá apodrecer. Deve ser regada de duas a três vezes por semana nos meses quentes e uma vez por semana nas épocas mais frias.

Desde que começa a floração até perder as folhas, a amarilis necessita de adubo liquido para plantas de flor a cada duas semanas. Lembre-se de incluir ferro e magnésio para o seu desenvolvimento.



10 Comentários

  1. Glória Vilaça 15 de Maio de 2012
  2. Guto Prates 26 de Junho de 2012
  3. Nurmamade Alves 16 de Dezembro de 2012
  4. luzia de araujo lima 16 de Dezembro de 2012
  5. Luzia A Lima Araujo 16 de Dezembro de 2012
  6. izabel 9 de Fevereiro de 2013
  7. Rosa Teodoro 20 de Maio de 2013
  8. Maria de Jesus Araujo 27 de Março de 2015
  9. Eliana silva 4 de Janeiro de 2017
  10. Eliana silva 4 de Janeiro de 2017

Deixe o seu comentário

Nome : Email :