Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos

Plantas para decoração: Clívia

A Clívia é mais uma planta perfeita para plantar em vaso e manter no seu apartamento. Muito resistente e colorida, torna-se fantástica para dar mais alegria e cor a qualquer ambiente, especialmente nos frios dias de inverno.

Mostramos-lhe agora algumas dicas para cuidar da bonita Clívia e quais os cuidados essenciais que deve ter para a manter sempre saudável e florida todo o ano.

Origem e caraterísticas

A Clívia, de nome científico Clivia Miniata,  é uma planta com origem no Sul de África e pertencente à família das Amaryllidaceae. É uma planta herbácea, perene e rizomatosa, podendo atingir até 0,60 m de altura, mas com as flores atinge facilmente até 0,80 m de altura. As suas bonitas folhas de cor verde escura são estreitas e lisas, com cerca de 5 a 7 cm de largura e podem atingir até 1 metro de comprimento.

As suas flores são muito vistosas, tubulares de cor laranja vivo ou avermelhadas e com toques de amarelo. Duram poucos dias, porém são continuamente substituídas por outras, que mantém a planta florida por várias semanas. Após a floração os frutos que se seguem são do tipo baga carnosa com cerca de 20 sementes.

Entre as diversas variedades que são cultivadas, a mais comum é a Grandiflora. Foi descoberta e catalogada em 1850, tendo sido inicialmente cultivada em Inglaterra na época vitoriana, período em que se tornou muito popular como planta ornamental.

Mais rara é a variedade com flor de cor amarela, descoberta aproximadamente por volta de 1888 e denominada de Clívia Miniata Citrina.

Cuidados essenciais

A Clívia é uma planta ornamental que pode ser cultivada tanto em vaso, dentro do apartamento, como no exterior, em canteiros. Contudo, é necessário que tenha alguns cuidados essenciais para a manter sempre bonita. Destacamos os seguintes:

  • Luz: A Clívia é uma planta que necessita de muita luz, embora esta luz nunca deva incidir diretamente sobre ela. Luz solar direta pode fazer com que as suas flores e folhas fiquem queimadas. Coloque-a num local da casa bem iluminado, mas com luz solar indireta. No exterior a Clívia prefere ficar a meia-sombra.
  • Temperatura: É uma planta que prefere temperaturas amenas. A temperatura ideal situa-se entre os 18 e os 20ºC. No entanto, consegue resistir a temperaturas muito baixas, sendo que a -2ºC começa a perder as suas folhas, que brotam novamente por altura da primavera. Não resiste a geadas.
  • Regas: Regue de 2 a 3 vezes por semana, sem encharcar. Em época de floração, mantenha o solo sempre humedecido. Nos meses mais quentes de verão as rega poderá ser mais intensa, pois com a evaporação natural pode precisar de mais água.
  • Solo: A Clívia precisa de um solo bem drenado. Pode utilizar a seguinte mistura: 2 partes de composto orgânico (folhas secas, gravetos); 1 parte de terra comum e 1 parte de areia grossa.
  • Adubação: Durante a época de floração a planta deve ser adubada com fertilizante líquido, misturado na água da rega, de 15 em 15 dias.

 

Plantas para decoração: Clívia
Inserido nas categorias Decoração com plantas, Decoração de Casas

Etiquetas: , , , ,

Publicado por: em 27 Janeiro, 2012

13 Comentários a “Plantas para decoração: Clívia”

  1. Tudo muito lindo, sujestoes com plantas são sempre uma surpresa boa.
  2. Quanto mais proximo da natureza mais perto de Deus.
  3. Comprei uma planta e preciso saber como cuidar dela.
    Ótimas dicas.
    A minha muda de clivia agradece.
  4. carminda diz:
    Não conhecia esta flor , será que é facil de conservar?
  5. Carminda Gossler diz:
    Clívia lindissima flor vou procurar e colocar na minha sala
  6. já decidi usarei clivia…vlw
  7. clívia quintela diz:
    adorei saber que meu nome (clívia) também é o nome de uma planta rara,achei ela linda, vou procurar dessas pra ter em casa bem no meio da sala.

    um abraço a todos do site.

  8. Clivia Valério diz:
    Acho muito linda essa planta,afinal tenho o nome dela e sou apaixonada por meu nome,só não sei como conseguir uma pois moro em Salvador…se alguém souber como eu consigo uma me falem,eu agradeço desde já.
  9. Liseta Costa diz:
    tenho uma clivia mas è raro dar flor tà dentro de casa ,serà que tenho que mudar de terra ?
  10. minha sogra tem, fica do lado de fora tomando sol de manha, sempre dá flores e são lindas!!
  11. elas ficam melhor quando em área externa .. a meia sombra..e interna só se for tipo próximo de uma janela.
  12. cliviam thayres de almeida diz:
    Meu nome é cliviam, e todos me chamam de cliviam. Achei linda a planta e gostaria de cultiva-la, mas onde moro nao tem tais especiarias. No entanto, algumas de suas características são parecidas com minhas qualidades e características tbm.

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

© 2014. Todos os direitos reservados a Decoração de Apartamentos e | Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos | Contactos | Quem Somos | Politica de Privacidade