Decoração com plantas Decoração de Casas

Plantas para decoração: Clívia

A Clívia é mais uma planta perfeita para plantar em vaso e manter no seu apartamento. Muito resistente e colorida, torna-se fantástica para dar mais alegria e cor a qualquer ambiente, especialmente nos frios dias de inverno.

Mostramos-lhe agora algumas dicas para cuidar da bonita Clívia e quais os cuidados essenciais que deve ter para a manter sempre saudável e florida todo o ano.

Origem e caraterísticas


A Clívia, de nome científico Clivia Miniata,  é uma planta com origem no Sul de África e pertencente à família das Amaryllidaceae. É uma planta herbácea, perene e rizomatosa, podendo atingir até 0,60 m de altura, mas com as flores atinge facilmente até 0,80 m de altura. As suas bonitas folhas de cor verde escura são estreitas e lisas, com cerca de 5 a 7 cm de largura e podem atingir até 1 metro de comprimento.

As suas flores são muito vistosas, tubulares de cor laranja vivo ou avermelhadas e com toques de amarelo. Duram poucos dias, porém são continuamente substituídas por outras, que mantém a planta florida por várias semanas. Após a floração os frutos que se seguem são do tipo baga carnosa com cerca de 20 sementes.

Entre as diversas variedades que são cultivadas, a mais comum é a Grandiflora. Foi descoberta e catalogada em 1850, tendo sido inicialmente cultivada em Inglaterra na época vitoriana, período em que se tornou muito popular como planta ornamental.

Mais rara é a variedade com flor de cor amarela, descoberta aproximadamente por volta de 1888 e denominada de Clívia Miniata Citrina.

Cuidados essenciais

A Clívia é uma planta ornamental que pode ser cultivada tanto em vaso, dentro do apartamento, como no exterior, em canteiros. Contudo, é necessário que tenha alguns cuidados essenciais para a manter sempre bonita. Destacamos os seguintes:

  • Luz: A Clívia é uma planta que necessita de muita luz, embora esta luz nunca deva incidir diretamente sobre ela. Luz solar direta pode fazer com que as suas flores e folhas fiquem queimadas. Coloque-a num local da casa bem iluminado, mas com luz solar indireta. No exterior a Clívia prefere ficar a meia-sombra.
  • Temperatura: É uma planta que prefere temperaturas amenas. A temperatura ideal situa-se entre os 18 e os 20ºC. No entanto, consegue resistir a temperaturas muito baixas, sendo que a -2ºC começa a perder as suas folhas, que brotam novamente por altura da primavera. Não resiste a geadas.
  • Regas: Regue de 2 a 3 vezes por semana, sem encharcar. Em época de floração, mantenha o solo sempre humedecido. Nos meses mais quentes de verão as rega poderá ser mais intensa, pois com a evaporação natural pode precisar de mais água.
  • Solo: A Clívia precisa de um solo bem drenado. Pode utilizar a seguinte mistura: 2 partes de composto orgânico (folhas secas, gravetos); 1 parte de terra comum e 1 parte de areia grossa.
  • Adubação: Durante a época de floração a planta deve ser adubada com fertilizante líquido, misturado na água da rega, de 15 em 15 dias.

 



14 Comentários

  1. Alzira Da Silva Raymundo 27 de Janeiro de 2012
  2. Wanderley Moreira 28 de Janeiro de 2012
  3. Solange Teodoro 29 de Janeiro de 2012
  4. Anita Zamin 31 de Janeiro de 2012
  5. carminda 31 de Janeiro de 2012
  6. Carminda Gossler 31 de Janeiro de 2012
  7. Xanda Rosa Xan 6 de Março de 2012
  8. clívia quintela 22 de Fevereiro de 2013
  9. Clivia Valério 19 de Maio de 2013
  10. Liseta Costa 5 de Outubro de 2013
  11. Fernanda Silva 10 de Outubro de 2013
  12. Robson Mota 12 de Outubro de 2013
  13. cliviam thayres de almeida 14 de Junho de 2014
  14. Coutinot manuel 21 de Março de 2016

Deixe o seu comentário

Nome : Email :