Decoração com plantas Decoração de Casas

Plantas para decoração: Cymbidium

A Cymbidium é uma planta da família das orquídeas. Muito bonita e elegante, é uma planta fácil de cultivar no interior do apartamento, precisando apenas de alguns cuidados essenciais para se manter bela e saudável.

Devido à beleza das suas flores e enorme resistência, tem vindo a tornar-se cada vez mais popular como planta de interior. Fique agora a conhecer algumas dicas de como prolongar a sua floração e mantê-la bonita durante todo o ano.

Origem e características


A Cymbidium teve origem na Ásia, onde se desenvolveu em regiões de altas altitudes. Nessas regiões encontramos clima com períodos de frio e calor bem definidos e solos ricos em matéria orgânica e nutrientes, requisitos necessários para o seu pleno desenvolvimento.

O seu nome vem do grego kumbos, que significa buraco, e refere-se à forma da base do lábio. As suas flores agrupadas em ramos, são as mais compridas de todas as orquídeas. Apresentam ainda uma textura cerosa e podem ter diversas tonalidades como o branco, rosa, malva ou até amarelo.

Na Primavera e Verão, a Cymbidium dá inicio ao seu processo de floração, com a formação e maduração de rebentos que se formam na base dos rebentos já existentes. Quando as temperaturas começam a tornar-se mais frias, no final do Verão e inicio do Outono, surge a vara floral. Apenas no Inverno é que se dá a floração propriamente dita, que dura entre 8 a 12 semanas.

Cuidados essenciais

A Cymbidium é uma planta que precisa de alguns cuidados essenciais para se manter saudável e produzir flores bonitas todo o ano:

  • Rega – A rega deve ser feita quando o substrato estiver seco. No interior do apartamento, se possível, borrifar água nas folhas diariamente ( não molhar as flores), sem deixar acumular água no fundo do vaso. O aconselhável é que a rega seja feita a cada 2 ou 3 dias desde os finais da primavera até setembro. No final Inverno, a rega deve ser feita apenas uma vez por semana.
  • Luz – É uma planta que necessita de luz forte durante todo o ano. No entanto, esta não deverá ser exposta a luz solar direta, sobretudo nas horas de maior calor.
  • Temperatura – A temperatura ideal no Verão é de 23 a 30ºC, enquanto que no Outono e Inverno o Cymbidium prefere  temperaturas ente os 12 e os 14ºC.
  • Substrato – O melhor tipo de substrato para que esta planta se desenvolva da melhor forma é o substrato especial para orquídeas. Escolha uma mistura de turfa e cascas, que drene bem e com pH entre 5 e 6.
  • Adubação – Quando a planta começa a brotar é recomendado adubar uma vez por mês, com adubo orgânico. Na altura da primavera e verão, o ideal é junatar também um pouco de adubo líquido próprio para orquídeas na água da regas (a cada duas regas). Este processo deve ser feito sempre com o substrato já molhado, de forma a não danificar as raízes da planta.
  • Localização – Evite colocar Cymbidium em locais com ar condicionado ou ventosos, assim como colocá-los próximos a lâmpadas de hologêneo. É uma planta que não necessita de ser cultivada em vasos muito grandes, crescendo melhor quando as raízes estão compactas. No entanto, tenha o cuidado de evitar recipientes porosos, dando preferência a vasos com boa drenagem.


4 Comentários

  1. Sueli Garcia de Oliveira 23 de Agosto de 2011
  2. nadia cherem moro 24 de Agosto de 2011
  3. Fatima Magalhaes 12 de Fevereiro de 2014
  4. Pedrina Demetrio Conceição 1 de Setembro de 2014

Deixe o seu comentário

Nome : Email :