Decoração com plantas Decoração de Casas

Plantas para decoração: Orquídeas

As orquídeas são plantas para decoração de uma beleza rara. A família da orquídeas conta com mais de de 30,000 espécies diferentes e o número continua a subir todos os anos. Existem em diversas formas, cores e tamanhos, predominando especialmente em zonas tropicais, embora existam em todo o mundo. Entre as espécies mais populares encontram-se as Cymbidium, Dendrobium, Phalaenopsis e Cattleya. A popularidade dos diversos géneros varia muito de país para país, tanto pela diferença das espécies disponíveis em cada região como pelos custos envolvidos no seu cultivo.

Embora sejam plantas simples de cuidar, como qualquer planta para decoração também as orquídeas precisam de cuidados para manterem a sua beleza e frescura. Veja em seguida como cuidar delas corretamente.

Rega


Regue a suas orquídeas de forma moderada, deixando o substrato secar entre regas. Para verificar se a planta precisa de ser regada, insira o dedo no substrato para verificar se este se encontra húmido. Se estiver húmido a planta não precisa de ser regada e é aconselhável deixar secar primeiro antes de voltar a regar. As orquídeas preferem a falta ao excesso de água junto das raízes, factor que pode levar à sua morte prematura. No período de floração podem necessitar de regas mais regulares.

Em regiões mais secas, recomenda-se borrifá-las com água periodicamente. No entanto, evite borrifar diretamente as flores, uma vez que pode torna-las susceptíveis ao aparecimento de fungos, levando ao seu apodrecimento. Opte por regar as suas orquídeas de preferência ao início da manhã ou final da tarde. Evite regar à noite para não deixar as folhas molhadas durante um longo período de tempo.

Luz

As orquídeas não apreciam exposição direta ao sol, pois este queima as suas folhas. Escolha um local bem iluminado do apartamento, mas sempre com luz filtrada. Folhas amareladas indicam excesso de luz, enquanto folhas estreitas, longas e de tonalidade verde muito escuro indicam iluminação deficiente. Espécies como Vanda, Dendrobium, Cymbidium e várias espécies de Oncidium suportam condições de luminosidade um pouco mais intensa, enquanto que Phalaenopsis, Miltonia, Laelia e Pumilan preferem baixa luminosidade.

Temperatura

A temperatura ideal para manter estas belas plantas saudáveis regista-se em torno dos 25 ºC, embora tolerem bem temperaturas entre os 18ºC e os 30ºC.  Evite coloca-las em locais com tendência a mudanças bruscas de temperatura ou correntes de ar. Apesar de gostarem de humidade, ventilação e claridade, as orquídeas não suportam ficar expostas diretamente ao vento, sol e chuva.

Adubação

O substrato mais indicado para este tipo de plantas é composto por fibras de xaxim. Pode também optar por fibra de coco, esfagno, carvão e argila expandida. O substrato utilizado deverá sempre conter uma boa aeração e uma boa drenagem, ao mesmo tempo que deve fornecer nutrientes, manter a humidade e garantir a sustentação da planta.

Dê preferência a vasos de dimensões mais pequenas, quer sejam em barro ou em plástico. Tenha em conta que as orquídeas necessitam de pouco alimento para o seu desenvolvimento, por isso evite o excesso de fertilizantes, que pode queima-las ou até mesmo matá-las. A adubação deverá, inclusive, ser suspensa nos meses do outono e inverno. Prefira adubos orgânicos, mais eficientes e seguros para a saúde destas plantas.

A adubação foliar pode ser feita a cada 15 dias, com misturas próprias de adubo mineral, dissolvidos em água e aplicados com borrifadores comuns. Procure nas diversas casas da especialidade por fertilizantes específicos para orquídeas, uma vez que estes são os mais indicados para satisfazer as necessidades específicas destas plantas para decoração.



9 Comentários

  1. Rosa Luna 30 de Maio de 2011
  2. Zeferino Teixeira 14 de Julho de 2011
  3. carla pereira da silva 25 de Outubro de 2011
  4. Maria Aparecida Rosa Borges 26 de Agosto de 2012
  5. Kleiber Elpidio 27 de Setembro de 2012
  6. Nanci Leal Leal Santana 21 de Novembro de 2015

Deixe o seu comentário

Nome : Email :