Decoração de Casas

Questões a colocar a um decorador de interiores

A contratação de um decorador de interiores pode tornar-se numa grande ajuda para quem pretende transformar a decoração do seu apartamento. Com o auxílio de um profissional especializado nesta área é possível conferir a qualquer espaço uma atmosfera mais convidativa, acolhedora e, que acima de tudo, reflita a personalidade e gostos pessoais do proprietário.

Infelizmente, para algumas pessoas, a tarefa de escolher o decorador de interiores mais adequado para levar a cabo a decoração que pretendem pode ser tão assustador e complicado como a própria tarefa de decorar em si.

Torna-se por isso fundamental que coloque algumas questões aos diversos decoradores de interiores em que está interessado, de forma a encontrar a pessoa certa para elaborar o projeto dos seus sonhos.

Portefólio


Peça sempre para visualizar o portefólio do decorador, pois não faz sentido que contrate um profissional com o qual não se identifica em termos de estilo de decoração. Embora provavelmente não encontre exatamente o que você imagina para o seu apartamento no portefólio do decorador, a estética seguida pelo profissional deverá combinar com os seus próprios gostos, devendo posteriormente o decorador ser capaz de elaborar um projeto e conjugar as suas ideias e sugestões em algo que atenda às suas necessidades. Certifique-se que os trabalhos que visualiza no portefólio são projetos elaborados na totalidade pelo decorador e não apenas projetos em que terá colaborado em conjunto com outros decoradores mais experientes.

Formação e experiência

Mesmo tendo visto já o portefólio e as credenciais do decorador de interiores, tente também averiguar há quanto tempo o decorador tem vindo a desenvolver este tipo de trabalho a nível profissional. Certifique-se que o profissional tem alguma experiência e formação no estilo de decoração que pretende, pois poderá não estar interessado em contratar alguém que trabalha há pouco tempo nesta área. Tenha no entanto em conta que um decorador que teve formação especializada e que não é apenas um auto-didacta ou apenas alguém que se interessa pelo mundo da decoração irá certamente cobrar mais pelos seus serviços.

Orçamento

Peça sempre por um orçamento para a decoração da casa que pretende e pergunte ao decorador se é possível levar a cabo um projecto dentro deste mesmo orçamento. Lembre-se que o projeto deve estar sempre de acordo com os seus gostos e preferências, mas que deve cumprir este orçamento previamente estipulado. Desta forma assegura que sabe exactamente o dinheiro que vai ser necessário para levar a cabo o projeto de decoração.

Serviços disponibilizados

Questione o decorador sobre os serviços disponibilizados por este. Precisa de certificar-se que sabe exatamente o que o decorador de interiores está disposto a fazer ou não. Lembre-se que estes profissionais também podem ter algumas limitações, sendo necessário a colaboração com outro tipo de profissionais para finalizar o projeto. Alguns decoradores de interiores trabalham frequentemente com a mesma equipa de construção. Certifique-se que sabe com alguma antecedência se é esse o caso, de forma a saber se será necessário ou não contratar mais pessoas para o projecto de decoração e qual será o orçamento desta contratação extra.



2 Comentários

  1. Ana Romba 9 de Janeiro de 2012
  2. Simone Holler 30 de Março de 2015

Deixe o seu comentário