Decoração de Casas

Tapete de atividades para crianças

O tapete de atividades para bebés é de extrema importância para o desenvolvimento físico e mental das crianças atuais. De cores vivas e com jogos e atividades aliciantes para a criança, oferecem uma vasta variedade de estímulos e sensações. Embora não sejam requisito obrigatório, são muito benéficos ao proporcionar ao bebé divertimento, naquela idade em que ainda não se consegue movimentar ou manter de pé. Este tipo de tapete permite que o bebé se exercite estando deitado no chão, contribuindo inclusive para o seu desenvolvimento mental e motor.

Benefícios para o bebé e para os pais


Os benefícios de um tapete de atividades não se aplicam apenas ao bebé, mas também aos pais. Instrumento educativo em forma de brinquedo, o tapete de atividades proporciona divertimento às crianças e alivia pais e educadores. Muitas vezes o bebé torna-se mais agitado quando está aborrecido, o que pode tornar-se fonte de stress também para pais. Tapetes de atividades proporcionam-lhe pequenas pausas enquanto observa o seu bebé a brincar de forma segura.

O tapete de atividades é confecionado com materiais de limpeza fácil e proporciona ao bebé um sítio limpo para brincar no chão. Muitos dos modelos actuais são dobráveis, permitindo que o tapete seja transportado para qualquer lado sem dificuldades. Se tiver que viajar sabe que tem sempre um sítio seguro e limpo para o seu bebé brincar.

Tipos de tapete de atividades

Existem dois tipos distintos de tapete de atividades. Os que são concebidos a pensar em brincadeiras enquanto o bebé está deitado de barriga no chão e os que têm brinquedos e peças penduradas para esimular o bebé enquanto ele está deitado de costas. Em ambos os casos, o tapete de atividades é almofadado, para permitir maior conforto e segurança ao bebé, e é sempre interactivo, de forma a estimular o desenvolvimento mental e físico da criança.

Existem também no mercado tapetes de atividades com sons musicais, que necessitam de pilhas para funcionar e que podem ser usados a partir dos 2 anos de idade. Outros possuem sons mais rudimentares, como um chocalho, que podem ser utilizados por crianças mais novas.

Algumas versões contém maior número de atividades interactivas, que estimulam as diferentes fases do crescimento e desenvolvimento do bebé, como brinquedos com sons, com diferentes texturas e materiais ou com mordedores, para estimular a criança na fase do crescimento dos primeiros dentes.

Estímulo mental e físico

O tapete de atividades permite que o bebé tenha maior liberdade para brincadeiras que outros brinquedos, permitindo-lhe que se movimente sem barreiras. Este fato ajuda a fortalecer os membros do corpo e os músculos. No caso dos tapetes de atividades em que o bebé fica deitado de barriga para baixo, a criança é estimulada a usar os braços para se elevar do tapete, desenvolvendo a parte superior do corpo. Ao esticar-se para agarrar brinquedos interactivos no tapete está a desenvolver a sua coordenação entre os olhos e as mãos, enquanto as cores vibrantes e sons estimulam a actividade cerebral.

Ao adquirir um tapete de atividades deve ter sempre em atenção que embora o bebé se possa divertir sozinho, é sempre necessário a supervisão de um adulto para evitar acidentes. O tapete de atividades deve ser unicamente utilizado no chão e nunca em sítios altos como camas ou mesas. Este tipo de tapete oferece inúmeros benefícios para o bebé, proporcionando nas primeiras etapas da sua vida estímulos mentais e físicos adicionais para o seu desenvolvimento.



Deixe o seu comentário

Nome : Email :