Decoração com Tapetes Decoração com Tapetes e Carpetes Tipos de Tapetes

Tapetes antiderrapantes para banheiro

Os tapetes são acessórios essenciais em qualquer banheiro, quer seja para proteção dos pés após o banho ou para a própria proteção no interior da banheira. O uso de tapetes antiderrapantes para banheiro são fundamentais para evitar quedas, que podem ter efeitos desastrosos, especialmente em crianças e idosos. Proteger-se de um possível acidente com tapetes antiderrapantes não só vai permitir-lhe um estilo de vida saudável como promove a sua independência.

Tipos de tapetes antiderrapantes para banheiro


Pode-se considerar que existem dois tipos distintos de tapetes antiderrapantes para banheiro: os que são utilizados no chão do banheiro e os que são utilizados dentro da banheira ou ducha. Os tapetes antiderrapantes utilizados no chão são estrategicamente posicionados em zonas do banheiro com potencial contacto com água, tornando mais seguro estar sobre pisos escorregadios. Ao permanecerem no chão vão ainda ensopar qualquer água que escorra e proporcionar conforto para os pés quando estiver a sair do banho.

Os tapetes antiderrapantes para o interior da banheira ou ducha são ainda mais importantes, ao evitar que durante o banho se escorregue, dando lugar a um aparatoso acidente e possíveis fracturas, por vezes graves. Um tapete comum quando em contacto com a água tem grandes probabilidades de deslizar quando se movimenta durante o banho, enquanto um tapete antiderrapante de boa qualidade se irá manter no mesmo local, graças a um sistema de ventosas ou de sucção através do contacto com a superfície da banheira.

Elementos essenciais na segurança do lar, os tapetes antiderrapantes podem ainda ser utilizados como um elemento decorativo no banheiro. Disponíveis no mercado em diversas cores, tamanhos e formatos, personalizam a divisão e tornam-a mais confortável e acolhedora.

No caso específico de crianças, alegres e divertidos tapetes antiderrapantes, com desenhos de animais ou heróis animados, vão proporcionar momentos de maior descontração e brincadeira durante o banho. Tapetes antiderrapantes também proporcionam a pessoas de idade mais avançada uma vida mais independente, uma vez que se torna mais fácil para pessoas de mobilidade mais limitada deslocarem-se no banheiro e tomar banho sem necessitar da ajuda de terceiros.

Detalhes a ter em conta quando adquirir tapetes antiderrapantes

Quando pensar em adquirir este tipo de tapetes para o banheiro deverá ter em conta alguns detalhes importantes. No caso de tapetes antiderrapantes para o interior da banheira ou ducha tenha sempre em atenção que a parte superior precisa de alguma textura antiderrapante para garantir a sua segurança. É errado pensar que a parte inferior do tapete é a única a conter material antiderrapante. Tapetes completamente lisos por cima vão tornar-se escorregadios em contacto com a água. Opte sempre por tapetes de borracha e com revelo na parte superior.

A parte inferior do tapete deve ter ventosas ou outro tipo de sucção quando entra em contacto com a superfície da banheira, prevenindo que o tapete deslize quando se movimenta durante o banho. Lembre-se sempre que para fixar correctamente o tapete antiderrapante deve primeiro permitir que um pouco de água o cubra, pressionando depois firmemente o tapete, com as ventosas para baixo, contra o chão da banheira para que fique bem preso. Antes de iniciar o banho verifique sempre se o tapete antiderrapante está bem fixo. Os tapetes antiderrapantes devem ainda cobrir toda, ou a maior parte, da superfície em que vai colocar os pés, tornando o banho mais seguro e confortável. Os tapetes antiderrapantes devem ainda ser de boa qualidade e de fácil manutenção, com lavagem simples e secagem rápida.



2 Comentários

  1. Cristina Medronho Carvalho 10 de Abril de 2012
  2. Ana Cristina Barbosa 7 de Maio de 2014

Deixe o seu comentário

Nome : Email :