Decoração com Tapetes e Carpetes Tipos de Tapetes

Tapetes contemporâneos

Na sua busca de tapetes para decorar a casa certamente irá encontrar à venda diversos modelos, desde o estilo mais clássico ao estilo mais moderno. Os tapetes contemporâneos têm vindo a ganhar popularidade entre os seguidores de decoração de interiores, graças à sua enorme versatilidade e designs originais. Ao contrário dos tapetes mais tradicionais, que são conhecidos pelos seus padrões e tons clássicos, os tapetes contemporâneos não seguem nenhum desenho específico, abrangendo uma maior gama de temas e estilos, para combinar com qualquer tipo de decoração.

Boas razões para adquirir tapetes contemporâneos


Dada a enorme variedade de escolha disponível  no mercado de tapetes contemporâneos, por vezes torna-se difícil optar por um formato, cor ou design específico. Para facilitar a sua escolha comece por avaliar a decoração do ambiente e adquira o que mais se adequa ao espaço, de forma a ficar em harmonia com os restantes elementos decorativos. Deverá, no entanto, de ter em conta alguns aspetos que o vão auxiliar a comprar um tapete contemporâneo, como o tamanho da divisão, a sua função, assim como quem os vai usar e o ambiente que irá pretender criar no espaço.

Os tapetes contemporâneos apresentam normalmente cores vibrantes, com uma gama de tons que vão desde os pastéis às cores mais arrojadas, como um enérgico laranja. Estes tapetes podem ser utilizados para acentuar pontos de interesse na divisão ou servir para criar limites de separação entre áreas distintas. Utilizar um tapete de cor mais brilhante, numa divisão com uma decoração de cores e móveis mais neutros, renova e traz vivacidade a qualquer espaço.

Estão disponíveis em diversos padrões e temas, que facilmente servem diversas funções. Os tapetes contemporâneos com temas infantis são muito populares para crianças, enquanto tapetes com padrões geométricos enquadram-se em decorações mais modernas e minimalistas. Padrões de animais ou abstratos são também uma excelente opção para personalizar um ambiente mais subtil e desprovido de focos de interesse.

São a opção ideal para qualquer divisão da casa, graças à sua confeção com fibras, tanto sintéticas como naturais, de fácil limpeza e manutenção. Ao contrário de um tapete tradicional que pode ser muito caro e propicio à acumulação de nódoas na sua superfície, os tapetes contemporâneos são mais económicos, versáteis e adequados para locais de maior passagem ou com maior humidade. Estão também disponíveis para diferentes funções, como tapetes de exterior, interior ou com determinadas características de maior resistência a fogo ou água.

Existem em diversos formados, sendo o oval, rectangular, redondo e quadrado os mais populares. Uma divisão de maiores dimensões pode ser decorada com um tapete contemporâneo rectangular de maior tamanho, enquanto que uma divisão mais pequena pode ser decorada com um tapete de menores dimensões que aproveite eficientemente todos os cantos do espaço.

Em resumo, os tapetes contemporâneos podem transformar a decoração de uma divisão e servir variadas funções. As cores e formatos deste tipo de tapetes podem servir para completar a decoração do espaço, mas graças à sua enorme versatilidade podem acabar por ser o ponto de destaque num ambiente com decoração mais sóbria. Seja qual for a sua escolha, os tapetes contemporâneos são um elemento decorativo fundamental em qualquer casa.



6 Comentários

  1. Maria Clarisse Matos 28 de Janeiro de 2012
  2. Jacilene Ribeiro Santos 30 de Janeiro de 2012
    • Mario Antunes 6 de Fevereiro de 2012
  3. sónia silva 1 de Fevereiro de 2012
  4. Ires Irecê Cogo 3 de Fevereiro de 2012

Deixe o seu comentário

Nome : Email :