Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos

Tapetes de barbante de crochê

Os tapetes de barbante de crochê não são apenas acessórios decorativos do passado, que nos fazem lembrar as nossas avós. A sua popularidade tem-se vindo a manter até aos dias de hoje, na decoração do chão das nossas casas.

Os tapetes de barbante de crochê são tapetes confecionados de forma artesanal. São mais indicados para a decoração de ambientes mais clássicos, podendo ser utilizados em quartos, salas, cozinhas e até no banheiro. Encontram-se disponíveis para venda nos mais variados modelos, tamanhos e cores, mas podem ser facilmente confecionados por pessoas que possuem o domínio desta técnica artesanal.

Não existem certezas absolutas quanto à data e origem de onde o crochê começou. Segundo alguns historiadores os trabalhos de crochê podem ter tido origem na Pré-história. No entanto, a arte do crochê, como a conhecemos atualmente, foi desenvolvida no século XVI. Ao longo do tempo os artesãos desta arte têm aperfeiçoado a sua técnica, de forma a criar composições cada vez mais belas.

O resultado final deste tipo de artesanato depende da habilidade manual do artesão que o faz. Existem tapetes de barbante em diversos formatos, sendo os mais populares os formatos redondos, ovais e retangulares. Embora no passado a confeção deste tipo de tapetes  fosse feita na maioria das vezes utilizando cores neutras, hoje em dia podem ser feitos com as mais variadas cores, capazes de tornar este tipo de tapetes muito mais alegres e únicos.

As ilustrações também são muito diversificadas, devendo-se no entanto prestar muita atenção ao acabamento final. Lembre-se de que os pontos não estão sendo moldados por acaso, o tamanho de cada um vai interferir no resultado final do seu trabalho.

Tapetes de barbante de crochê combinam na perfeição com casas que possuem um estilo de decoração mais clássico. Estilos de decoração mais contemporâneos e modernos podem chocar com a simplicidade destes tapetes. Se mesmo assim quiser utiliza-los na decoração destes espaços deve optar por escolher cores mais vivas e que tornem os tapetes mais originais. Outra boa opção é utilizá-los como forma de decoração nas paredes, em vez de serem usados unicamente para decorar o chão.

Tapetes de barbante podem ser usados como um elemento de destaque na decoração de um hall de entrada, corredor ou até mesmo no centro de uma sala. Dê no entanto preferência por coloca-los em zonas da casa de menor passagem, pois podem estragar-se mais facilmente que outro tipo de tapetes mais resistentes.

Para finalizar, lembre-se que deve escolher padrões, cores e formatos de tapetes de barbante que fiquem em sintonia com a restante decoração já presente no espaço como cortinas, sofás e mobiliário.

Tapetes de barbante de crochê
Inserido nas categorias Decoração com Tapetes, Tipos de Tapetes

Etiquetas: , ,

Publicado por: em 15 Março, 2012

2 Comentários a “Tapetes de barbante de crochê”

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

© 2014. Todos os direitos reservados a Decoração de Apartamentos e | Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos | Contactos | Quem Somos | Politica de Privacidade