Tipos de Carpetes Tipos de Tapetes

Tapetes e carpetes indicados para crianças e animais

Se tem crianças ou animais em casa sabe o quanto é complicado encontrar um tapete ou carpete confortável para quem passa muito tempo no chão. O chão é a zona onde passam a maior parte do tempo, sendo o tapete ou a carpete o local predileto para descanso e brincadeiras.

Como pais queremos sempre oferecer o melhor para os filhos, tornando-se fundamental que estejam o mais confortáveis e seguros possível. Por essa razão é preciso avaliar os diferentes tipos de tapetes e carpetes existentes e as vantagens ou desvantagens associados a eles.

Embora certos tapetes e carpetes apresentem uma durabilidade fraca quando expostos a crianças ou animais, a verdade é que alguns tipos não se desgastam facilmente e são mais resistentes a possíveis e inevitáveis nódoas.

Fibras


Antes de fazer qualquer compra, deve primeiramente pesquisar acerca das fibras que irão proporcionar maior conforto a crianças e também aos animais que possa ter. O aspecto mais importante a ter em conta é a segurança da criança. Opte sempre por tapetes antiderrapantes para evitar acidentes durante brincadeiras e correrias. As carpetes de fibras mais suaves são a opção mais viável para quem tem crianças, no entanto, se não pretende cobrir todo o piso pode optar por tapetes de maiores dimensões que ocupem uma área adequada para as diversas atividades. Tapetes de dimensões mais reduzidas tendem a deslocar-se mais facilmente, devendo por isso dar preferência a tapetes de dimensão mais alargada.

Outro aspecto a ter em conta é a qualidade do tapete ou carpete. Evite comprar o mais barato, que o mais certo é ser também menos durável. Um bom tapete de lã irá durar bastante mais tempo e oferecer outro conforto à criança e aos seus animais. Prefira tapetes fofos que proporcionem algum amortecimento em quedas. Tapetes acolchoados são também uma excelente escolha para animais, proporcionando boas áreas de descanso para as patas. Para além da lã, outra opção a ter em conta é o nylon, fibra bastante resistente e flexível. A sua manutenção é bastante simples, mas não são tão duráveis como os tapetes de lã.

Cores

A opinião generalizada é de que tapetes e carpetes de cores mais escuras são menos propícios a que se notem nódoas. Embora seja verdade que cores mais escuras ocultem melhor nódoas e sujidade como poeiras, a verdade é que para quem tem animais com algum pelo não são a melhor opção. A cor escura vai evidenciar pelos claros e cotão, obrigando a uma manutenção mais rigorosa e limpeza diária. Tenha por isso em conta a tonalidade do pelo do seu animal quando fizer a escolha do seu tapete ou carpete. Opte por tonalidades neutras, mas evite tons muito claros devido à possibilidade de nódoas. Cores como cinzentos, beiges, castanhos ou multicolores são ideais para esconder sujidades e nódoas.

Preço

Embora se sinta tentado e restringido por um orçamento, deve sempre evitar fazer compras impulsivas. Já diz o ditado que “o que é barato sai caro” e certamente este mote pode aplicar-se aos tapetes e carpetes. Um tapete mais barato é quase sempre confeccionado com fibras sintéticas, muitas vezes menos duráveis e confortáveis. Lembre-se que deve dar primazia à segurança e conforto da criança e animal.


Tapetes mais baratos tendem a ser mais finos e sem proteção antiderrapante, tornando-se num perigo para quem se desloque em cima deles. Um tapete ou carpete de maior qualidade acaba ainda por ser um investimento para futuro, pois apresenta maior durabilidade e resistência a possíveis danos causados pelo desgaste ao longo do tempo.Se tem animais ou crianças não tenha em consideração apenas o preço e avalie todas as características do tapete ou carpete, a sua função e localização.



2 Comentários

  1. Danielly 4 de Março de 2012
  2. Maria Andrade 29 de Junho de 2012

Deixe o seu comentário

Nome : Email :