Decoração com Tapetes Decoração com Tapetes e Carpetes Tipos de Tapetes

Tapetes para o quarto do bebé: o que precisa de saber

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, nem todos os tapetes são feitos da mesma forma, especialmente quando se trata de tapetes para bebés e crianças pequenas. Este tipo de tapetes necessita de possuir algumas características especiais, de forma a não prejudicarem a saúde e desenvolvimento dos bebés e também com o objectivo de serem mais duráveis. Um dos factores que estes tapetes devem respeitar é o facto de serem feitos sem recurso a materiais tóxicos ou de serem também mais resistentes a nódoas.

Outro factor a ter em conta quando pensar em adquirir um tapete apropriado para o quarto do bebé e, visto que existem tantas opções disponíveis, hoje em dia, no mercado, é escolher um tapete que seja feito com materiais hipoalergénicos. Este tipo de materiais são os mais seguros para a criança e vão ajudar a reduzir a acumulação de poeiras e elementos que podem provocar alergias, as quais poderiam ser bastante preocupantes para a saúde de qualquer bebé.

Os tapetes devem também ser uma parte especialmente importante da decoração. Contudo devem ser encarados não só como elemento decorativo, mas também como elemento educativo. O quarto é o local da casa onde os bebés passam a maior parte do seu tempo, quer seja em divertidas brincadeiras ou em repouso. É por isso importante que a decoração seja especial e de acordo com a sua idade e desenvolvimento físico e mental.

 

Tapetes suaves e confortáveis


Os tapetes para um quarto de bebé estão disponíveis nos mais variados modelos e formatos, sendo os mais populares os tapetes com divertidos e amistosos animais, flores ou até personagens conhecidas. Estes tapetes estão também disponíveis nas mais diversas cores, sendo por isso muito fáceis de combinar com a restante decoração do quarto do bebé.

Ao escolher tapetes para o quarto do bebé, lembre-se que os bebés e crianças pequenas precisam de tapetes decorativos e funcionais, que não sejam apenas confortáveis, mas que sejam também seguros e não tóxicos. Ao contrário dos adultos, os bebés e as crianças mais pequenas passam grande parte do seu tempo no chão, a brincar ou a dormir, levando o seu tempo para aprender a gatinhar e depois a ficar de pé. Por essa razão, é fundamental que os tapetes escolhidos sejam feitos de materiais suaves, macios e muito confortáveis em contacto com a sua pele delicada.

 

Outro fator a ter em conta na altura de adquirir tapetes para bebés e crianças mais pequenas é escolher tapetes que sejam fáceis de limpar, pois existe maior tendência para ficarem sujos. Tome atenção à etiqueta com as indicações do fabricante para o auxiliar na sua escolha pelo tapete mais indicado.

A limpeza poderá ser feita à mão ou na máquina de lavar, mas opte por tapetes que não desbotem muito. Lembre-se que as crianças são menos cuidadosas que os adultos, o que propicia maior ocorrência para “acidentes” e nódoas em toda a superfície dos tapetes. Para além disso, como os tapetes são zonas em que as crianças passam grande parte do seu tempo, é mais do que aconselhável que estejam bem limpos e livres de germes e poeiras, principais responsáveis por alergias.



2 Comentários

  1. Flavia Damasceno 17 de Dezembro de 2012
  2. Ester 25 de Maio de 2015

Deixe o seu comentário

Nome : Email :