Tipos de Tapetes

Tapetes Yoga

O Yoga tem registado nos últimos anos um crescimento da sua popularidade. Um grande número de pessoas, e até celebridades, têm vindo a reconhecer os benefícios da prática de Yoga para a saúde e bem estar em geral, incutindo nas sua rotina diária este tipo de atividade. Os tapetes Yoga são essenciais para a boa pratica, que contribui para melhorar a força, equilíbrio, coordenação, alívio do stress e paz de espírito.

Benefícios de tapetes Yoga


Embora o Yoga não necessite de muito equipamento, a verdade é que bons tapetes Yoga são importantes para a segurança dos praticantes e para aumentar o seu desempenho.

Os tapetes Yoga proporcionam melhor tração para os movimentos que tem de efetuar durante a pratica de Yoga. Vão permitir maior segurança e equilibrio nas diversas posições, prevenindo quedas e possíveis lesões. Os tapetes Yoga evitam que deslize durante a pratica da atividade, permitindo que o praticante se concentre inteiramente nas poses e respiração para completar os exercícios.

Os tapetes Yoga permitem também um maior conforto, ao servirem de barreira entre o chão e o corpo.Pisos de madeira ou cerâmicos são difíceis para exercitar, magoando as mãos, pés e joelhos. Embora alguns tapetes Yoga sejam finos, são cada vez mais usados tapetes grossos que proporcionam uma superfície acolchoada e mais confortável.

Outro benefício importante deste tipo de tapetes é o fato de melhorar o equilíbrio.Quando se pratica Yoga numa superfície como uma carpete, atingir algumas posições torna-se uma tarefa complicada devido à textura demasiado macia do piso. No entanto, a superfície macia deste tipo de tapetes permite que os seus pés afundem um pouco, dando mais apoio para os pés, o que permite movimentos mais suaves  e fáceis de realizar. Também proporcionam calor através de uma camada isolante contra o chão que às vezes pode ser frio. Estar deitado num chão frio não é apenas incómodo, como também faz com que os seus músculos percam calor, tornando o alongamento mais difícil.

Como escolher o tapete de Yoga ideal

Para escolher o tapete de Yoga ideal tem de ter em consideração as proporções do praticante. Tenha em atenção que o tapete deve ter o tamanho da pessoa que vai exercitar sobre ele, e que nem a cabeça nem os pés deverão ficar apoiados sobre o chão.Para além do tamanho, o material usado na confeção do tapete de Yoga também é fundamental para o bom desempenho. Tapetes de Yoga mais baratos feitos de plástico ou PVC não são os mais aconselháveis, devido aos riscos que podem trazer ao seu bem estar. Segundo alguns especialistas, tapetes feitos com estes materiais contém substâncias químicas, que podem ser tóxicas quando expostas a temperaturas mais elevadas.

Tapetes Yoga confecionados com materiais de fibras naturais, como algodão e juta podem ser benéficos para alguns tipos de Yoga mas não para outros. Embora mais ecológicos, a sua durabilidade é reduzida devido ao fato de absorverem a humidade da transpiração, o que enfraquece as suas fibras naturais. Os tapetes Yoga feitos de latéx natural são considerados por muitos como os tapetes ideais para a pratica desta atividade. Este tipo de tapetes são muito duráveis, ao mesmo tempo que são também ecológicos.



1 comentário

  1. Marta Benvenutti 21 de Janeiro de 2012

Deixe o seu comentário