Decoração de Casas

Truques de decoração com um pouco de cor

Planear um esquema de cores detalhado para cada divisão do apartamento pode ser uma tarefa exaustiva, mas se conhecer alguns truques de decoração essa escolha pode ser muito mais simples do que inicialmente pensou.

Ainda que tenha de ter sempre em atenção o estilo de decoração que pretende, ainda assim é fundamental ter em conta algo mais importante: as dimensões e a luz da divisão. Algumas cores conferem ao ambiente mais leveza, enquanto outras podem dar a sensação de um espaço mais pesado e pequeno. Torna-se por isso importante avaliar como é que as cores podem criar a ilusão de maior amplitude e até tornar o espaço mais confortável.

Não sabe por onde começar? Então conheça já de seguida alguns truques de decoração que o vão auxiliar na escolha da cor perfeita para cada divisão.

 

 

Para uma divisão “maior”


Para que a divisão do apartamento pareça maior do que na realidade é sugerimos que tenha em atenção os próximos pontos:

  • Um esquema de cores com tonalidades mais frias é ideal para usar em divisões menores que carecem de espaço. Dá-lhes uma maior sensação de leveza e luminosidade, acabando por parecer maiores. Cores como branco, azul ou verde pálido são perfeitas neste caso.
  • Opte por pintar todas as superfícies com a mesma cor. Transmite uma sensação de continuidade e unidade.
  •  Se o teto for mais baixo, então pintar as paredes de uma tonalidade mais escura e o teto de uma tonalidade mais clara vai fazê-lo parecer mais alto, logo o espaço irá parecer maior.
  • Mobiliário de maiores dimensões vai parecer mais pequeno se tiver tonalidades semelhantes à restante decoração ou for pintado nas mesmas cores das paredes.
  • Tente manter o piso mais escuro que as paredes e teto, pois desta forma cria a ideia de expansão.

 

 

Para uma divisão mais acolhedora

Cores frias, como azuis e verdes, transmitem a sensação de calma e relaxamento a uma divisão. Por outro lado, cores mais quentes, como amarelos, laranjas e vermelhos, conferem mais energia e movimento a qualquer espaço, criando a ilusão de uma divisão, inclusive, mais quente.

  • Para uma divisão mais acolhedora aconselhamos o uso de cores mais quentes.
  • Também as cores mais escuras e arrojadas são ideais para divisões onde pretende tornar o espaço mais acolhedor.
  • Cores mais quentes também no teto vão tornar o espaço mais acolhedor.
  • Adquira mobiliário que combine com as cores que escolheu para a divisão. Móveis de madeira mais clara ficam especialmente bem com esquemas de cores mais claras, enquanto que o uso de móveis mais escuros complementa decoração em tons mais escuros. Móveis de tonalidades mais escuras, por norma, tornam o ambiente mais acolhedor, mas não são indicados para todos os estilos de decoração e espaços, pelo que o seu uso deve ser avaliado consoante cada situação.

 

 

Estes são apenas alguns pequenos truques de decoração com cor que poderá empregar na decoração de cada divisão do seu apartamento. Tenha sempre em atenção as dimensões de cada espaço, as funções e a atmosfera que lhes pretende conferir, durante cada etapa da decoração.



10 Comentários

  1. Wilmaley Campos Fazzano 9 de Novembro de 2012
  2. Milly Barreiros 9 de Novembro de 2012
    • Alvaro Correia 20 de Novembro de 2012
  3. Alzira Da Silva Raymundo 10 de Novembro de 2012
    • Marilene Gomes Carelli 19 de Novembro de 2012
  4. Decoração de Salas 12 de Novembro de 2012
  5. Marilene Gomes Carelli 19 de Novembro de 2012
  6. Marilene Gomes Carelli 19 de Novembro de 2012

Deixe o seu comentário

Nome : Email :