Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos

10 dicas de decoração com tapetes

A forma mais fácil de renovar a decoração da casa é adicionando bonitos tapetes a cada divisão. Os tapetes alteraram por completo todo o ambiente e transformam uma divisão mais monótona em algo dramático e de destaque. Estão disponíveis no mercado em diversos formatos, cores, tamanhos e até mesmo preços. São confecionados com os mais variados materiais, sendo que cada um deles apresenta características próprias e proporcionam diferentes sensações. São definitivamente uma maneira rápida e fácil de acrescentar cor, textura, calor e personalidade a qualquer quarto. Neste artigo vamos mostrar-lhe 10 excelentes dicas de decoração com tapetes.

Ideias fantásticas para decorar com tapetes

  • Utilize os tapetes para criar a separação entre áreas. Numa sala poderá usar tapetes de cores ou padrões diferentes, mas do mesmo estilo, para criar áreas distintas de refeição ou lazer. Num quarto é possível criar uma zona distinta de trabalho utilizando um tapete por baixo da mesa onde coloca o computador.
  • Certifique-se que os tapetes presentes na mesma divisão da casa não são do mesmo tamanho. Tapetes de igual tamanho na mesma divisão podem criar a ilusão de estar a dividir o ambiente ao meio.
  • Utilize um tapete como o ponto de destaque da divisão em que se encontra. Um tapete de cor vibrante ou padrão mais exuberante pode  ter um impacto enorme na decoração envolvente. Escolha um tapete de uma cor que contraste com as cores das paredes para criar um efeito mais dramático.
  • Em divisões da casa que pretenda utilizar vários tapetes lembre-se de criar harmonia entre todos ou poderá correr o risco de criar um ambiente desagradável. Embora os tapetes possam ser de cores diferentes, tente que tenham algo em comum, quer seja um pequeno detalhe, padrão igual ou estilo.
  • Utilize o seu tapete favorito como base para toda a decoração do quarto. O tapete pode definir o esquema de cores ou até mesmo o estilo de mobiliário e acessórios que vai adicionar à divisão. Caso opte por incluir um tapete numa divisão previamente decorada, pode usá-lo para acentuar ou complementar as cores existentes.
  • Selecione um tapete com a forma correta para cada divisão. Pode escolher tapetes redondos, ovais, quadrados, retangulares e até com formas menos improváveis como um formato em flor. Tenha sempre em conta que o tapete deverá estar em sintonia com as linhas da sua mobília. Se a sua mesa de cozinha é redonda, opte por escolher um tapete redondo ou oval.
  • Coloque um tapete na divisão para criar um ambiente mais harmonioso ou vibrante. Se o mobiliário ou papel de parede possuem um padrão mais ornamentado, escolha sempre um tapete de cor mais neutra e subtil. Quando se verificar o contrário e as paredes e estofados forem mais suaves, opte por tapetes que causem impacto.
  • Escolha tapetes com uma textura interessante que complemente a decoração do quarto. Tapetes de sisal e juta conferem um ambiente acolhedor e agradável à divisão. Tapetes confecionados através de técnicas mais artesanais também dão um toque especial a qualquer quarto. Por outro lado, os tapetes mais grossos e macios com formas geométricas interessantes irão funcionar bem com estilos mais contemporâneos, enquanto os tapetes entrançados apelam ao ambiente de campo.
  • Os tapetes não precisam de se limitar ao chão. Um bonito tapete de dimensões mais reduzidas pode facilmente ser pendurado na parede como forma de arte, criando um efeito original e inesperado.
  • Se pretender dar um estilo mais informal à divisão, então a melhor opção será colocar a mobília metade em cima do tapete e outra metade em cima do chão. Mas se o que quer é criar um ambiente mais formal, coloque a peça completamente sobre o tapete ou completamente sobre o chão.

Estas são apenas algumas dicas que poderá utilizar para decorar com tapetes. Lembre-se sempre que a decoração com tapetes deverá ter em conta a função da divisão em que o tapete está inserido, o estilo de decoração e os seus próprios gostos pessoais e preferências.

10 dicas de decoração com tapetes
Inserido nas categorias Decoração com Tapetes

Etiquetas: , , ,

Publicado por: em 20 Janeiro, 2012

Um Comentário a “10 dicas de decoração com tapetes”

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

© 2014. Todos os direitos reservados a Decoração de Apartamentos e | Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos | Contactos | Quem Somos | Politica de Privacidade