Decoração de Casas

3 sugestões de centros de mesa económicos e fáceis de fazer

Um centro de mesa bonito e elegante faz toda a diferença no ambiente e decoração de uma mesa de jantar. Mesmo que esteja limitada a um orçamento restrito, isso não significa que o centro de mesa tenha de parecer barato e pouco cuidado. Na realidade, com alguma criatividade e gosto por decoração é possível criar centros de mesa económicos e muito fáceis de fazer.

Neste artigo vamos dar-lhe algumas sugestões para conseguir decorar a mesa para um jantar formal ou informal com centros de mesa, que respeitem o seu orçamento e que ao mesmo sejam fáceis de realizar, com alguns materiais simples e baratos.

Centro de mesa com materiais naturais secos


Os centros de mesa com flores secas ou outro tipo de materiais secos são dos mais populares na decoração de mesas. São também bastante económicos e dificilmente encontra outro centro de mesa tão fácil de elaborar. Lembre-se que quando falamos de centros de mesa, estes não precisam obrigatoriamente de ser uma peça de decoração no meio da mesa. Por vezes, torna-se mais interessante e elegante colocar pequenos apontamentos de interesse ao comprimento de toda a mesa, do que apenas optar por uma peça central mais elaborada e vistosa.

Na imagem acima podemos ver um bom exemplo do que falamos. Foram utilizadas algumas velas em conjunto com materiais secos para criar um efeito mais intimista e caloroso. Pode optar por adquirir flores secas, folhas ou outro tipo de materiais naturais, ou em alternativa, pode mesmo tentar secar os materiais em casa.

Centro de mesa com velas altas e elegantes

Um centro de mesa simples pode ser mais bonito e elegante que um demasiado vistoso e desproporcional para o tamanho da mesa e tipo de jantar. Por vezes até, um centro de mesa mais simples pode parecer mais dispendioso e luxuoso que um centro de mesa mais elaborado.

Se tem em casa velas elegantes e um candelabro mais rústico, então tome partido destes lindos objectos decorativos para dar mais vida a uma mesa de jantar mais formal. Na imagem podemos ver um bonito centro simples com este tipo de velas. Pode combinar com uma elegante toalha de mesa ou utilizar apenas alguns  individuais para tirar partido também da beleza da própria mesa. Como este tipo de centros de mesa está a cair em desuso, tornam-se por isso bem mais originais e capazes de tornar todo o ambiente muito luxuoso e elegante.

Se tem um orçamento reduzido lembre-se que o candelabro não precisa de ser muito caro. Procure em grandes superfícies, lojas de decoração ou até feiras de velharias e antiguidades por boas opções de compras com desconto ou a preços reduzidos. Se possuir um candelabro antigo na família pode simplesmente poli-lo ou até pintá-lo para lhe dar uma nova vida.

Centro de mesa com garrafas

Já pensou no que fazer às garrafas de vinho vazias que sobram após um animado jantar com familiares e amigos? Porque não aproveitá-las para fazer divertidos e originais centros de mesa para um jantar com amigos mais informal? Na imagem seguinte podemos ver uma sugestão deste tipo de centro de mesa. É também muito fácil de elaborar, sendo apenas necessário escolher algumas garrafas de vinho vazias e bonitas ( na imagem foram utilizadas garrafas de cor verde para combinar com  decoração envolvente). Lembre-se de as lavar muito bem e de retirar qualquer vestígio de rótulos e colas.

Pode depois decorar as garrafas com algumas flores da sua preferência ou que estejam em concordância com a decoração da divisão, da mesa ou do tema do jantar ou festa. As flores podem ser naturais, secas ou até artificiais. Se tem jeito para trabalhos manuais pode, inclusive, optar por fazer bonitas flores em papel. Na imagem ao lado foram utilizadas folhas de videiras para a decoração destes centros de mesa económicos.



Deixe o seu comentário

Nome : Email :