Decoração de Casas

5 dicas para decorar com tecidos

Tecidos bonitos, de diferentes cores e padrões, conferem um pouco de textura e alegria a qualquer decoração, como nenhum outro tipo de acessório decorativo consegue. A variedade de cores e padrões oferece ainda uma grande oportunidade para conjugar com qualquer estilo de decoração específico e tornar todo o ambiente mais harmonioso.

Aqui ficam algumas dicas de como conseguir decorar com tecidos:

Inspiração


Para ajudar a escolher o tipo de tecidos a usar na decoração pode pesquisar na Internet, revistas, livros, exposições, hotéis, casas de amigos,etc. Visite lojas de tecidos e de decoração para sentir a textura dos tecidos, de forma a avaliar se combinam com o espaço a decorar. Alguns materiais podem combinar na perfeição com certos estilos de decoração, mas ficar mal com outros. Torna-se por isso fundamental fazer uma escolha cuidada, avaliando todas as hipóteses disponíveis.

 

Escolha do tecido

Aconselhamos que escolha os tecidos antes de começar a pintar as paredes da divisão, pois desta forma será mais fácil de combinar ambos. Tenha em atenção a cor de fundo, a intensidade dos tons e o tamanho do padrão. De seguida, pode selecionar outros tecidos de padrões mais pequenos e até de diferentes texturas, mas todos dentro da mesma gama de cores. Outra opção é seguir sempre o mesmo padrão, mas utiliza-lo na decoração em diferentes tamanhos. Os tecidos podem ser usados em cortinas, toalhas, capas de almofadas, sofás, etc.

Se pretender apenas utilizar um padrão favorito, então a melhor opção é utilizar esse mesmo padrão e cores dominantes em diferentes materiais. Desta forma vai conseguir ter diferentes texturas na divisão, mantendo o espaço harmonioso.

 

 

Tecidos para estofos

Os tecidos para estofos na decoração devem estar de acordo com a função da divisão. Materiais delicados como sedas e rendas não são propriamente indicados para divisões muito usadas. Em casas com crianças e animais de estimação, a melhor escolha recai sobre tecidos mais resistentes e com maior resistência a nódoas e rasgões. Quando estiver a comprar este tipo de tecidos, se não estiverem expostos peça sempre uma amostra do tecido para poder confirmar a sua qualidade antes de fazer a sua compra. Se possível leve a amostra para casa, de forma a ver com exactidão como fica no espaço que está a decorar.

 

Harmonia

Tenha o cuidado de coordenar, não apenas as cores e padrões, mas também brilhos e texturas. Não convém sobrecarregar uma divisão com demasiados brilhos e padrões. O ideal é combinar estes tecidos mais luxuosos com texturas e tons mais sóbrios, para que a divisão não pareça demasiado cheia ou desorganizada.

 

Criatividade

Fuja do normal e arrisque. Utilize tecidos em lugares que ninguém está à espera. Coloque um pouco de tecido por detrás de uma prateleira, para que fique com um fundo bonito e original ou faça bonitos quadros com padrões arrojados e muito criativos. Porque não forrar a cabeceira da cama com um tecido dos tons da decoração do quarto ou até mesmo forrar o topo de uma mesa de apoio com um pouco de tecido com uma agradável textura? Dê asas à sua criatividade.



6 Comentários

  1. laura Amelia Sitoe 1 de Setembro de 2011
  2. Rosa Pangaio Luna 26 de Setembro de 2011
  3. Luciane Mattos 15 de Junho de 2012
  4. Ana Melo 6 de Novembro de 2012
  5. Iara Saorin 24 de Janeiro de 2013
  6. Jullia Lago Reis 14 de Julho de 2013

Deixe o seu comentário

Nome : Email :