Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos

5 dicas para fazer um apartamento pequeno parecer maior

Uma questão repetidamente ouvida por quem faz da decoração de interiores a sua profissão é como fazer um apartamento pequeno parecer maior. Hoje me dia cada vez mais pessoas vivem em apartamentos pequenos ou com divisões pequenas, em parte devido às limitações impostas pela vida nos grandes centros urbanos. Esta questão acaba por ser cada vez mais universal, sendo uma preocupação a que é preciso dar uma resposta e apresentar boas soluções.

Decorar uma divisão e conseguir encontrar formas para tirar o melhor partido do espaço disponível é um grande desafio para os proprietários de apartamentos pequenos. É preciso recorrer a alguma criatividade e um bom planeamento para conseguir chegar a uma solução eficaz, mas que não comprometa toda a decoração do espaço.

Neste artigo vamos dar-lhe algumas dicas para conseguir fazer um apartamento pequeno parecer maior:

Decorar uma sala de estar pequena

A sala de estar é uma das divisões da casa mais usadas por toda a família. Zona de convívio por excelência, pode tornar-se demasiado pequena para tudo o que precisa de estar dentro dela. Decorar a sala de estar e criar um ambiente acolhedor e convidativo é fundamental, no entanto, é preciso que também seja espaçosa.

Uma das formas mais eficazes de conseguir ganhar espaço numa sala de jantar é reorganizar a disposição dos móveis na divisão. É preciso acabar com qualquer desordem que impere e limitar o número de acessórios decorativos que estejam presentes no ambiente.

Retire do chão o maior número de objetos possível: equipamentos de som, esculturas, jarras, vasos de plantas, etc. Se os quer manter dentro da sala, então opte por os expor em  prateleiras ou em cima de móveis em vez do chão.

Móveis para quartos pequenos

É possível maximizar todo o espaço disponível num quarto pequeno removendo peças desnecessárias de mobiliário. Lembre-se que a função principal do quarto é proporcionar um espaço confortável para dormir, por isso, a cama deve ser sempre o móvel mais proeminente e de maiores dimensões.

Adquira bons sistemas de arrumação para conseguir aproveitar melhor o espaço do roupeiro. (Veja o nosso artigo “Como organizar o armário e ganhar espaço no quarto” para ter algumas ideias práticas e rápidas acerca da melhor organização para o armário do quarto).

Demasiados elementos decorativos e padrões vão fazer com que o quarto aparente ser mais pequeno do que na realidade é. Embora fazer uso da espaço disponível na parede possa ser útil para criar mais espaço no chão, muitas coisas na parede irão fazer com que o quarto pareça demasiado cheio e pouco organizado, acabando irremediavelmente por parecer também mais pequeno.

Ganhar mais espaço em divisões familiares

A decoração em divisões da casa partilhadas por toda a família é normalmente mais casual do que em outros ambientes. Este facto acaba por tornar mais fácil aplicar estratégias para ganhar mais espaço nestas divisões.

Uma excelente dica para ganhar espaço em divisões  deste género é optar por ter cadeiras ou assentos que se possam guardar quando não estão a ser usados, empilhando-os dentro de um armário, por exemplo. Utilizar puffs ou confortáveis almofadas como áreas de descanso também é uma alternativa bastante eficaz para ganhar espaço, pois também podem ser guardadas quando não são necessárias.

Decorar uma sala de jantar pequena

A maneira mais fácil de criar mais espaço numa pequena sala de jantar é reduzir o tamanho da mesa. Uma mesa de refeições pequena ou até mesmo uma que seja extensível vai tornar toda a divisão muito mais espaçosa.

Limite o número de móveis ao máximo, optando apenas pelos que são absolutamente indispensáveis, como a mesa, algumas cadeiras e um pequeno aparador.

Ganhar espaço no banheiro

Pode tornar o banheiro mais amplo com apenas algumas dicas simples. Pode por exemplo, utilizar cores mais pálidas e frias para refletir a luz no ambiente. Cores como branco, creme e tons mais neutros vão criar a ilusão de que o espaço é maior.

Outra forma fácil de ganhar espaço é pintar a parede com algumas riscas verticais, que vão criar a ilusão de um teto mais alto. Utilize também prateleiras e cestos para manter todos os objetos de higiene bem organizados.

Com estas simples dicas é possível fazer um apartamento pequeno parecer maior. Seja criativo e arrisque na decoração, mas tenha sempre consciência que deverá efectuar um planeamento cuidado de forma a maximizar o espaço disponível do seu apartamento.

5 dicas para fazer um apartamento pequeno parecer maior
Inserido nas categorias Decoração de Casas

Etiquetas: , , ,

Publicado por: em 22 Julho, 2011

10 Comentários a “5 dicas para fazer um apartamento pequeno parecer maior”

  1. Solange Denise Adriano diz:

    Gostei imenso das dicas das salas. continuem trabalhando.
    Gostaria de ter dicas de como decorar um jardim de um quintal grande.
    OBRIGADA

  2. fatima rodrigues diz:

    gostaria de ter mais dicas como decorar quartos, e deicha-los bem relaxante.
    parabéns beijos

  3. Obrigada. Estou muito satisfeita com as dicas das aulas.

  4. Sempre é bom ter novas idéias…

  5. Marileide Carolino diz:

    Dicas maravilhosas!

  6. Alda manhique diz:

    Excelente Decoracao

  7. maria cristina diz:

    Gostaria de dicas para decorar com flores uma sacada estreita.
    Obrigada.

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

© 2014. Todos os direitos reservados a Decoração de Apartamentos e | Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos | Contactos | Quem Somos | Politica de Privacidade