Decoração com Tapetes Tipos de Tapetes

5 dicas para manter tapetes e carpetes impecáveis

Manter a beleza original de tapetes e carpetes pode ser uma árdua tarefa, especialmente quando estes estão localizados em zonas de grande passagem ou de grande ocorrência de “acidentes”, como nódoas de comida ou de líquidos. O desgaste provocado pelo uso também é uma preocupação acrescida e a sujidade e poeiras tornam as cores, que antes eram vivas, em tons baços e sem graça.

Uma manutenção e limpeza regular são sem dúvidas as melhores formas de manter tapetes e carpetes bonitos, mas alguns segredos adicionais fazem toda a diferença para manter a sua beleza original. Neste artigo vamos mostrar-lhe 5 dicas úteis que poderá usar para manter os seus tapetes e carpetes impecáveis durante vários anos.

Aspiração


Muitas vezes trazemos mais da rua do que aquilo que pensamos. Poeiras, sujidades e até mesmo germes vêm agarrados nas solas dos  sapatos e invadem o nosso lar. Deixar os sapatos à entrada da casa seria a opção ideal, mas sejamos honestos, isso nem sempre acontece. A melhor forma de limpar sujidades e poeiras da superfície do seu tapete ou carpete passa então por uma aspiração regular.

É mais eficaz que uma simples sacudidela do tapete, embora se poder combinar os dois métodos os resultados ainda sejam melhores. Experimente sacudir levemente o tapete antes de o aspirar, para soltar as poeiras, e vai ver que ainda consegue limpa-lo melhor.

O poder de sucção de um aspirador potente consegue soltar até as partículas mais entranhadas nas fibras. No entanto, tenha sempre cuidado quando fizer a aspiração de materiais mais delicados, como é o caso dos tapetes e carpetes de lã. Aspire suavemente e sem puxar ou soltar as fibras. Se possível informe-se sobre os modelos de aspirador mais adequados para aspirar este tipo de fibras mais delicadas.

Eliminar nódoas

Qualquer nódoa que cai na superfície do tapete ou carpete deve ser limpa o quanto antes. Limpe inicialmente o tapete com um pano limpo, e de preferência não tingindo, absorvendo a maior quantidade possível de líquido. Evite esfregar, pois pode aumentar ainda mais a mancha. De seguida use um pouco de detergente neutro com água e limpe suavemente. Repita o processo até que a nódoa saia completamente. Enxague com água limpa e seque o tapete antes de o voltar a colocar no sítio.

Limpeza profissional

Para manter os seus tapetes e carpetes impecáveis é aconselhável que faça uma limpeza profunda todos os anos. A melhor opção é recorrer a limpeza profissional.  Para isso, contrate uma empresa especializada em limpeza de tapetes e carpetes. A limpeza é feita de forma suave, mas capaz de remover gorduras e poeiras que se foram acumulando nas fibras ao longo dos meses. Algumas empresas usam o sistema de limpeza a vapor, que não só deixa o tapete imaculadamente limpo, como também elimina bactérias.

O uso de químicos é sempre desaconselhável, pois podem ser prejudiciais para a integridade das fibras e cores. Use sempre um detergente neutro ou produto de limpeza adequado para limpeza de tapetes e carpetes aconselhado por um profissional.

Mobiliário

Móveis demasiado pesados nunca devem ficar diretamente em cima de tapetes. O peso dos móveis pode criar marcas e danos irreparáveis nas delicadas fibras. É aconselhável que se coloque algum tipo de proteção onde o mobiliário assenta sobre o tapete, de forma a protege-lo.

Rodar o tapete

Para evitar que o desgaste, provado pelo uso ou até mesmo pela luz solar, se fixe apenas numa porção do tapete, é aconselhável que altere frequentemente a sua posição. Se possível tenha dois conjuntos de tapetes diferentes. Tapetes que use no dia a dia e outros para quando, por exemplo, recebe visitas. Desta forma consegue resguardar os tapetes mais caros e valiosos apenas para as ocasiões mais importantes ou de festa.



6 Comentários

  1. Maria De Lourdes Nascimento 2 de Abril de 2012
  2. Cristina Medronho Carvalho 29 de Junho de 2012
  3. Maria Francisca Dinis 8 de Novembro de 2012
  4. Milly Barreiros 12 de Dezembro de 2012
  5. Maria Falcao 13 de Dezembro de 2012
  6. Maria Eugênia 23 de Outubro de 2014

Deixe o seu comentário

Nome : Email :