Decoração de Casas Decoração de Salas

5 ideias de decoração para salas pequenas

Decorar qualquer divisão de um apartamento pode ser uma tarefa difícil, dadas as limitações de espaço.

Uma sala pequena é sem dúvida um desafio, pois a ideia que fazemos desta divisão é sempre a de um espaço decorado com peças de mobiliário de dimensões consideráveis, como um sofá, um móvel para todos os equipamentos multimédia e até uma mesa de refeição, caso inclua sala de estar e jantar no mesmo espaço.

Neste artigo vamos mostrar-lhe algumas dicas e ideias de decoração para salas pequenas.

1- Pense num tema


Escolher um tema para a decoração da divisão é sempre um bom começo. Pode focar-se a sua cor favorita, padrão, estilo ou o que lhe agradar. Visite lojas de mobiliário e decoração ou, simplesmente, pesquise um pouco na Internet por ideias.

E não tenha receio de optar por escolher um estilo de decoração mais alternativo. Você irá passar muito tempo na sala de estar e, por isso, é fundamental que esteja num espaço que lhe agrade e considere confortável.

 

sala-amarela

 

2 – Não exagere

Uma sala de pequenas dimensões pode parecer demasiado atulhada se optar por decora-la com móveis excessivamente grandes para o espaço disponível. Felizmente, hoje em dia, existem muitas opções de móveis pequenos, não é como antigamente que mobiliário era significado de imponência.

Cada vez mais a decoração vira-se para a eficiência e como as casas atuais são constituídas maioritariamente por divisões mais pequenas, então faz todo o sentido que o mobiliário também acompanhe esta tendência.

Decore a sala com mobiliário que seja proporcional ao espaço disponível e que, de preferência, seja multifuncional.

3 – A importância da luz

A iluminação da sala é de extrema importância, especialmente quando falamos em decorar sala pequenas. Tire partido de toda a luz para ajudar a dar mais amplitude ao ambiente. Faça uso do branco ou cores suaves para aumentar a luminosidade e refletir a luz. Opte por cortinas de tecidos leves e que deixem passar a luz.

Faça o melhor uso possível da luz natural. Utilize espelhos para refletir a luz e tornar o ambiente mais luminoso, criando a ilusão de maior amplitude. Opte por um candeeiro colocado por cima do centro da mesa de pequenas dimensões, para que a mesa aparente ser maior.

 

sala-pequena

 

4 – Divisão de espaços

Para decorar uma sala pequena, o que tem a fazer é integrar os ambientes e, ao mesmo tempo, delimitar cada área. Uma área de estar, jantar e espaço de receção de hóspedes poderão beneficiar da decoração com a sua delimitação. A zona de estar poderá ser revestida por um tapete, um balcão multi-uso para a tv e dvd.

5 – Use espelhos

Por fim, o uso de espelhos em divisões pequenas é um velho truque de decoração que ajuda a criar a ilusão de maior amplitude. Pode aprender a fazer uso de espelhos para criar este efeito e conferir também mais luminosidade à sala.

 

mesa-sala



11 Comentários

  1. Ana Lucia 1 de Dezembro de 2014
  2. Maria Isabel Vicente 1 de Dezembro de 2014
  3. lourdes 2 de Dezembro de 2014
  4. EDNA MAGALHÃES DE ALENCAR 7 de Janeiro de 2015
  5. Milly Barreiros 20 de Março de 2015
  6. Neusa Frazao 30 de Julho de 2015
  7. Ana Lucia 3 de Agosto de 2015
  8. Adrianna Rodrigues 20 de Setembro de 2015
  9. Elenara Costa 22 de Setembro de 2015
  10. Elenara Costa 22 de Setembro de 2015
  11. Lindé Ferreira 24 de Setembro de 2015

Deixe o seu comentário

Nome : Email :