Decoração de Casas

As cortinas na decoração do apartamento

Escolher as cortinas que mais se adequam ao nosso apartamento nem sempre é fácil. As cortinas são um detalhe fundamental na harmonia da  decoração de apartamentos e não obstante o seu carácter funcional, servindo para controlar a entrada de luz natural, também seguem tendências e diferentes estilos.

Escolha do tecido


Hoje em dia existem no mercado variados modelos de diferentes cores, texturas, formatos e preços. O truque para uma decoração de sucesso está em escolher o tipo de cortinas que mais se adapte à restante decoração do apartamento, em especial aos móveis e aos tons das paredes.

Em primeiro lugar é preciso decidir qual será o comprimento da cortina. A solução ideal é que fique a tocar ou até mesmo a tombar sobre o chão. Caso opte por uma cortina que apenas tape a zona da janela, até ao peitoril, deixe que a cortina seja cerca de 10 cm  mais comprida, de forma a tapar totalmente a janela e a bloquear eficazmente a passagem da luz.

O mercado põe à nossa disposição inúmeras opções de tecido para as cortinas, dependendo a nossa escolha essencialmente do gosto pessoal e orçamento disponível. Outro factor importante a ter em conta, é a quantidade de luz natural que pretendemos bloquear. Caso prefira permitir a entrada de luz quase na totalidade, opte por tecidos leves e claros, que lhe vão permitir apreciar a vista exterior. Caso pretenda manter a divisão do apartamento mais escura ou pretenda ocultar a paisagem exterior, mantendo unicamente a função de ventilação da janela, pode escolher cortinas de tecidos mais pesados e tons mais intensos e vibrantes. Um tecido alegre estampado, um cetim ou uma cortina de veludo são excelentes escolhas para esta segunda opção. Pode ainda optar por persianas de materiais naturais como tiras de madeira ou de bambu, muito em voga nos nossos dias.

Em apartamentos pequenos escolha cores suaves e tecidos leves, que vão facilitar a passagem de luz natural e iluminar a divisão, dando a ilusão de maior amplitude ao apartamento. Em divisões maiores pode dar largas à sua criatividade e optar por estampados e feitios mais imponentes que irão criar um ar dramático à sua decoração.

Instalação das cortinas

A escolha do tipo de instalação também pode ser um quebra-cabeças, dada a enorme variedade disponível no mercado. Sistemas de argolas, de painés, com calhas, com varões, o importante a reter quando se escolhe o sistema a ser utilizado para cada apartamento é o estilo de decoração utilizado na divisão em que vão ser colocadas as cortinas. O sistema mais pratico e utilizado continua a ser o velhinho sistema de trilhos e argolas, com instalação em varões que se colocam na janela. São de fácil aplicação e não exigem muito tempo de montagem.

No geral, é preciso adequar as cortinas à restante decoração de apartamento, criando harmonia entre estas e o restante ambiente. Como factores a ter em conta deverá prestar atenção ao modelo, tipo de tecido, cor e preço das cortinas, de forma a fazer a melhor escolha para divisão que está a decorar ou renovar. Lembre-se, no entanto, que é importante não cair em exageros para não prejudicar a decoração do seu apartamento. Por vezes uma decoração simples torna-se mais bonita e harmoniosa que uma decoração imponente mas desajustada com o ambiente envolvente.

 



11 Comentários

  1. Solange Denise Adriano 1 de Abril de 2011
  2. Zarina Tatia 2 de Abril de 2011
  3. lidia 1 de Agosto de 2011
  4. sonia 5 de Agosto de 2011
  5. celma mandlate 10 de Agosto de 2011
  6. Antonio Calixto Silva 7 de Junho de 2012
  7. Sonia de Andrade 30 de Julho de 2012
  8. Marcinha Alicya 25 de Agosto de 2012
  9. Marcinha Alicya 25 de Agosto de 2012
  10. DENISE 28 de Março de 2013
  11. Maria Purificação Mota 4 de Setembro de 2013

Deixe o seu comentário

Nome : Email :