Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos

Camas de dossel: como escolher a mais apropriada para o quarto

Se pretende colocar no seu quarto uma bonita e elegante cama de dossel, então precisa primeiro de analisar alguns fatores importantes em relação ao seu tamanho, estilo, estrutura e também em relação à decoração do espaço envolvente.

Embora uma cama com dossel seja vista como algo exótico e apenas acessível para algumas carteiras, a verdade é que hoje em dia existem modelos no mercado para todos os bolsos, estando por isso ao alcance de qualquer um. Decorar o quarto com uma cama de dossel pode trazer mais charme e elegância ao espaço, sendo especialmente apreciadas pelo sexo feminino.

No entanto, uma cama de dossel pode ser um móvel demasiado imponente ou provocar um efeito demasiado dramático na decoração de um quarto, sendo por isso aconselhável que tenha em consideração também as medidas da divisão, o tema da decoração e os seus próprios gostos e preferências.

Neste artigo vamos mostrar-lhe alguns detalhes a que deve prestar atenção na escolha da cama de dossel mais apropriada para o seu quarto.

Dimensões do quarto

O tamanho do quarto é algo que deve ser sempre tido em consideração antes de efetuar a compra da cama de dossel. Tire cuidadosamente as medidas do espaço: largura e comprimento, sem esquecer obviamente a altura. Desta forma vai evitar comprar uma cama de dossel que não caiba no quarto, que seja demasiado grande para o espaço disponível ou então demasiado pequena, no caso de possuir um quarto de maiores dimensões.

A quantidade de espaço ocupado pela cama, bem como o espaço adicional ocupado pelas cortinas, que emolduram a cama, podem fazer o quarto parecer menor, especialmente se as cortinas possuírem um padrão cheio de detalhes.

Se o quarto for de dimensão mais pequena, uma cama de dossel maior irá ocupar demasiado espaço no quarto, tornando depois a circulação à volta da cama e em todo o quarto mais difícil.

Ilusão de um tecto mais alto

As cortinas da cama de dossel ajudam a criar uma ilusão de maior altura no quarto, especialmente se estas cortinas ficarem penduradas diretamente no teto acima da cama. A distância entre o chão e o teto do quarto, quando usada esta técnica de decoração, cria a ilusão de prolongamento, parecendo que o teto é mais alto.

Pode facilmente pendurar um tecido luxuoso no tecto do quarto com a ajuda de um varão para cortinas, por exemplo. Pode optar por colocar o tecido nas laterais da cama, como se de uma cortina se tratasse, criando um ambiente mais intimista e romantico, ou simplesmente coloca-lo no topo da cama e a todo o comprimento da cabeceira.

 

 

Escolha do estilo da cama

Estão disponíveis no mercado variados modelos e estilos de cama de dossel, cada um deles com as suas características, apropriadas para diferentes decorações.

Escolha a cama de dossel que mais se enquadre no estilo de decoração do quarto ou, em alternativa, opte por escolher a que irá criar o tipo de ambiente que pretende. Por exemplo, se for uma mulher solteira ou estiver a decorar um quarto para uma adolescente, talvez uma cama de dossel em estilo mais romântico ou até princesa seja a escolha ideal.

 

 

 

Se partilhar o quarto com o seu companheiro, então a melhor opção é optar por estilo de cama de dossel mais tradicional e não tão feminino. Combine tecidos de padrões mais geométricos com uma cama de ar mais rústico. Se as dimensões do quarto o permitirem, complemente a decoração com uma chaise longue forrada com o mesmo tecido do dossel.

 

 

Camas de dossel: como escolher a mais apropriada para o quarto
Inserido nas categorias Decoração de Casas, Decoração de Quartos

Etiquetas: , ,

Publicado por: em 27 Outubro, 2011

8 Comentários a “Camas de dossel: como escolher a mais apropriada para o quarto”

  1. alessandra diz:
    Adoro esse tipo de cama,elegante e muito romantico.
  2. Ana Paula Lobo diz:
    gostei

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

© 2014. Todos os direitos reservados a Decoração de Apartamentos e | Dicas de decoração de apartamentos, festas, eventos, decoração com tapetes, plantas e espaços pequenos | Contactos | Quem Somos | Politica de Privacidade