Decoração com Tapetes Decoração com Tapetes e Carpetes Tipos de Tapetes

Carpetes modulares

As carpetes modulares são uma forma versátil e económica de decorar um espaço. São consideravelmente mais baratas e versáteis que as carpetes tradicionais, podendo ser totalmente personalizadas conforme as dimensões e a decoração envolvente da divisão.

As carpetes modulares são constituídas por diversas placas encaixadas. Existem numa vasta gama de cores e padrões modernos, com a possibilidade de várias montagens de acordo com o gosto do morador. Uma das vantagens destes tipo de carpetes, além das variadas possibilidades de combinações, é a sua praticidade.  São instaladas com simples adesivos, podendo ser criados diversos formatos e padrões.

Benefícios das carpetes modulares


Se já pensou mudar o piso da sua casa sabe que a instalação de pavimento cerâmico ou laminado pode ser uma tarefa complicada e extenuante. No entanto, a instalação de carpetes modulares é relativamente simples, para além de ter inúmeros benefícios:

  • Consegue fazer a instalação da carpete modular sozinho. A instalação é tão simples que não precisa de contratar mão-de-obra especializada e dispendiosa.
  • É fácil de transportar, uma vez que está disponível em pequenos módulos. Desta forma poupa também no transporte que teria de contratar para entrega em casa, caso se tratasse de uma carpete tradicional de maiores dimensões.
  • Antes da instalação não é preciso quase nenhuma preparação especial. Podem ser colocadas em qualquer tipo de piso, desde pisos de betão até pavimento laminado.
  • Se uma parte da carpete ficar irremediavelmente manchada, pode substitui-la por outra, não havendo desta forma diferenças de cor ou desgaste provocado por uma limpeza. Se a nódoa não for muito profunda, basta separar o módulo manchado e lava-lo.
  • O traçado pode ser facilmente alterado. Se não gosta do padrão ou do local onde foi instalada a carpete, pode remove-la facilmente e coloca-la numa nova localização.
  • Se mudar de residência pode levar a sua carpete consigo, uma vez que é fácil de remover e transportar.

Manutenção e limpeza

As carpetes modulares são muito fáceis de manter e de limpar. Com aspiração regular elimina facilmente poeiras e sujidades. Pode limpar facilmente uma nódoa retirando o módulo sujo. Lembre-se no entanto, que para evitar que a sujidade se espalhe deve tirar o excesso com um pano limpo ou papel. Depois de remover o módulo sujo, pode limpa-lo com um pouco de água e detergente neutro. Nódoas mais difíceis de remover podem ser limpas com o auxílio de uma esponja ou escova de fibras macias. Uma vez removida a nódoa deixe secar antes de o voltar a colocar no sítio.

Se não conseguir remover a nódoa tem sempre a hipótese de substituir o módulo por outro. Adquirir módulos extra é por isso uma excelente ideia para precaver-se contra este tipo de situações.

 

 

Ideias para decorar com carpetes modulares

  • Coloque carpetes modulares por baixo de sofás, zonas de refeição ou de trabalho para criar zonas distintas e para proteger o chão de possíveis riscos, sujidade e desgaste.
  • Para criar focos de destaque na decoração. Escolha carpetes de tonalidades mais vibrantes para um ambiente mais dramático. Por exemplo, se quiser dar mais alegria à sala combine um sofá azul com carpete amarela  ou no quarto uma cama branca com carpete azul.
  • As carpetes modulares são ideais para quartos de crianças, podendo ser de cores vibrantes, como azul, vermelho, amarelo ou até rosa. Crie padrões divertidos e que delimitem áreas de brincadeira e trabalho.
  • A instalação das carpetes modulares tem de ser feita em pisos limpos e duros, para que os adesivos aderiram bem e para o piso ficar com um aspecto bonito e nivelado.


8 Comentários

  1. Priscila Ferreira 19 de Setembro de 2012
  2. Priscila Ferreira 19 de Setembro de 2012
  3. Rosane Alves 20 de Setembro de 2012
  4. Rosane Alves 20 de Setembro de 2012
  5. Nilzete 15 de Maio de 2013
  6. Mimita Alegria 6 de Julho de 2013
  7. Mara Lúcia 28 de Fevereiro de 2015
  8. Tereza Cristina 27 de Março de 2015

Deixe o seu comentário

Nome : Email :