Decoração de Casas

Como criar um recanto de leitura acolhedor

Poucas atividades lúdicas são tão relaxantes e agradáveis como aninhar-se num pequeno canto de leitura a ler um bom livro. Com um recanto de leitura acolhedor e bem decorado vai conseguir melhorar ainda mais esta experiência, podendo ser a diferença entre umas horas bem passadas ou dores de pescoço e corpo difícil de suportar.

Nem sempre é possível ter uma divisão exclusivamente dedicada à função de biblioteca, por isso, um simples recanto de leitura no quarto ou na sala é uma opção bastante viável e igualmente agradável de passarmos algumas horas de volta dos nossos livros preferidos. Mas este recanto precisa de ser acolhedor, sendo necessários alguns critérios de decoração para que esse objetivo seja realmente conseguido.

Vamos conhecer algumas dicas.

 

 

O local adequado


Para que o recanto de leitura seja agradável e acolhedor é absolutamente fundamental que escolha o local da casa mais apropriado. Zonas demasiado escuras ou com correntes de ar são locais a evitar. Por outro lado, locais perto de uma janela protegida e bem iluminada podem ser a melhor opção. Escolha também divisões da casa em que possa apreciar um livro em silêncio ou com uma boa música ambiente. Divisões com demasiado barulho, como uma sala para entretenimento ou filmes podem priva-lo de uma experiência mais relaxante, fator essencial para apreciar um bom livro.

 

 

Conforto acima de tudo

O conforto é fundamental para se sentir bem no seu recanto de leitura. É importante que tente escolher um local para se sentar bem confortável, pois irá passar algumas horas de volta dos seus livros prediletos. Aconselhamos também que coloque uma mesa de apoio nesta área. Coloque-a ao lado do sofá ou cadeirão, pois não ocupa muito espaço e será um bom suporte para colocar um livro ou até uma deliciosa chávena de chá quente ou café para acompanhar uma agradável leitura.

Não se esqueça ainda de adicionar algumas almofadas fofas e confortáveis e uma manta quente para se manter quente nos dias mais frios do inverno. Durante o verão é importante que o recanto esteja perto de uma janela, uma vez que poderá abri-la para se refrescar um pouco. Contudo, não se esqueça de colocar umas persianas ou cortinas para proteger do sol.

Coloque também uma lâmpada adequada para leitura, de preferência ajustável, perto do sofá ou cadeirão, para que possa ler bem e sem cansar a vista, mesmo com uma iluminação natural mais fraca.

 

 

 

Tente conseguir um ambiente relaxante e tranquilo. Em primeiro lugar, deve estar tudo bem organizado e livre de desordem. É também importante que consiga aproveitar da melhor forma todo o espaço disponível, que por vezes não é muito no caso de divisões mais pequenas. Por isso, adquira prateleiras ou estantes para manter todos os livros bem arrumados.

Coloque ainda algumas flores bonitas e cheirosas ao lado da sua área de leitura, pois vai dar um pouco mais de colorido à decoração do espaço, ao mesmo tempo que o torna mais acolhedor e agradável para si.

 

 

 

 

Depois de ter seguido estas dicas simples o seu recanto de leitura pode ser verdadeiramente apreciado e usado. O nosso último conselho é que a decoração deste importante e relaxante espaço esteja em harmonia com a restante decoração da divisão ou da casa.



10 Comentários

  1. Eliane Souza 14 de Maio de 2012
  2. Maria Teresa Filipe 14 de Maio de 2012
  3. Edilaine Beltran 14 de Maio de 2012
  4. Beatriz Couto 14 de Maio de 2012
  5. Milly Barreiros 14 de Maio de 2012
  6. Milly Barreiros 14 de Maio de 2012
  7. Vera Lucia Paiva 15 de Maio de 2012
  8. Tânia 15 de Junho de 2012
  9. gertrudes salgado 13 de Fevereiro de 2014
  10. Renata Giordana Antonini 13 de Fevereiro de 2014

Deixe o seu comentário

Nome : Email :